Gabarito do Enem 2018: confira as respostas e baixe os cadernos de prova

Saiu o gabarito do Enem 2018. As respostas oficiais foram divulgadas pelo Inep, órgão do MEC responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, nesta quarta-feira, 14 de novembro de 2018

>> Baixar gabaritos do Enem 2018

O Inep também publicou os PDFs dos cadernos de provas do Enem 2018. No primeiro domingo, dia 4 de novembro, foram aplicados os exames de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Linguagens (Português e língua estrangeira) e suas Tecnologias, além da Redação. No último domingo, dia 11, foi a vez das provas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.

Questão anulada

Na terça-feira antes da divulgação do gabarito, 13 de novembro, o Inep anunciou que uma das questões da prova de Matemática foi anulada. O motivo, segundo o órgão, foi falta de ineditismo do item.

Em nota, o Inep explica que a pergunta foi elaborada para o Enem 2012 e não foi usada, mas acabou aparecendo no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano seguinte, para ingresso na instituição paranaense em 2014. O professor que elaborou a questão, à época, era vinculado à UFPR. Uma sindicância será instaurada para apurar os fatos.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Novidades em 2018

Neste ano, o segundo domingo de provas ganhou meia hora a mais. O tempo, no mesmo dia do exame de Matemática, segundo o Inep, não significaria uma prova mais difícil.

O ano de 2018 também estreou um novo processo de inscrição, com período de pedido de isenção da taxa anterior às inscrições. As inscrições foram maio.

Divulgação de notas

As notas do Enem 2018 devem ser divulgadas no dia 18 de janeiro. Elas são divulgadas no site oficial do Exame, na página do participante.

O espelho de redação só será disponibilizado mais tarde, em data ainda não divulgada. O mesmo vale para o desempenho dos chamados “treineiros”, estudantes que realizam o exame mas não concluíram ainda o Ensino Médio, não estando, portanto, aptos a ingressar no Ensino Superior.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Ingressos pelo Sisu

A pontuação obtida no Enem pode ser usada para ingresso em quase todas as universidades federais e estaduais do Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cada instituição pode definir pesos diferentes para as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas no Enem.

O calendário próprio do Sisu ainda não foi divulgado. Em 2017, as inscrições ocorreram na semana seguinte à divulgação das notas da prova.

Bolsas e financiamento

Além de ingresso, a nota do Enem é considerada na seleção de estudantes que vão ganhar bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para cursar a graduação em instituições de ensino superior privadas. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza o desempenho no Enem como critério.

Enem 2019

As informações sobre o cronograma do Enem 2019 ainda não foram divulgadas pelo Inep. Em 2018, o edital para a prova do ano foi publicado no final de março, cerca de duas semanas antes do início do período de pedido de isenção da taxa de inscrição, que se manteve no valor de R$ 82.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias