Fuvest: 5 assuntos de matemática que você precisa revisar

A última semana antes da prova da Fuvest chegou. No próximo domingo, dia 29 de novembro, candidatos a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa vão passar por uma maratona de 90 questões sobre português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Para garantir um bom resultado, os vestibulandos devem aproveitar a semana para revisar os conteúdos, mas tomar cuidado para não se cansar. Afinal, não é hora de aprender, apenas de relembrar aquilo que mais frequentemente cai nas provas. Estudar demais nesse período pode deixar você estressado no dia da prova, o que certamente irá reduzir o seu rendimento.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

Uma das disciplinas mais temidas na Fuvest é matemática. Para perder um pouco desse medo, nada mais eficaz do que revisar os tópicos importantes. A prova segue um padrão, e nos últimos anos há uma tendência de cobrar mais raciocínio lógico do que fórmulas decoradas. Por isso, para garantir uma boa nota na Fuvest, gaste um tempinho extra para ver se você está bem afiado nos conteúdos a seguir

Logaritmos

Lembre-se dos conceitos de antilogaritmo, cologaritmo e as propriedades (logaritmo de um produto, quociente, potência ou raiz). Preste atenção também nas diferenças entre os gráficos de um logaritmo entre zero e um (0 < x < 1) e dos logaritmos maiores do que um (x > 1). Se você quiser se aprofundar, leia nossa apostila sobre Logaritmos aqui.

Progressão aritmética

É preciso que o termo geral e a expressão da soma dos termos esteja fresquinha na sua memória. Outra referência que não se pode perder é a de que, quando temos um número ímpar de termos em uma progressão aritmética (PA), o termo do meio é a média aritmética dos extremos. Para revisar toda a matéria, leia nosso texto sobre progressão aritmética aqui.

Geometria de posição

Muitos alunos deixam de lado os conceitos básicos, como ponto, reta, plano e espaço, por considerá-los muito simples. Mas não se engane: eles são elementares e podem aparecer nas questões de forma bastante complexa. As posições relativas de duas retas também costumam aparecer. Tudo isso e muito mais você pode revisar no nosso texto sobre geometria de revisão, que está bem completo.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Polinômios

O tema não é muito amplo. Você deve revisar conceitos como o valor numérico, o polinômio identicamente nulo e os polinômios idênticos. Há outros três pontos bem importantes para a Fuvest: Teorema do resto, teorema de D’Alembert e dispositivo de Briot-Ruffini. Para ficar afiado na matéria, leia nossa apostila sobre polinômios aqui.

Análise combinatória

As questões dessa disciplina são as que exigem maior raciocínio lógico. Tenha muito clara, em sua cabeça, a diferença entre arranjos e combinações. Fatorial e permutação são conceitos elementares que também não podem ser deixados de lado. Temos um ótimo resumo sobre análise combinatória aqui.

Por último, mas não menos importante: apesar de matemática ser uma disciplina de exatas, a interpretação de texto é essencial. Você deve ler as questões até o final, pois muitas vezes há uma informação definitiva sobre a questão logo antes das respostas.

Um dos objetivos da Fuvest é saber se você tem capacidade de compreender e interpretar as lógicas por trás dos números, então não tenha pressa. Leia e releia. Depois de todo o esforço, temos certeza que isso vai ajudar você a mandar bem e entrar na USP 😉

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias