Fuvest: 10 aulas que você precisa revisar

A poucos dias da Fuvest, é hora de dar uma última revisada nas aulas essenciais: tópicos que sempre caem, assuntos que são tendência e apostas dos professores. Montamos um roteiro rápido com esses pontos e montamos um cursinho rápido para você não deixar escapar aquilo que você não pode esquecer.

Confira!

1) Matemática – Geometria Espacial

Muitos alunos deixam de lado os conceitos básicos, como ponto, reta, plano e espaço, por considerá-los muito simples. Mas não se engane: eles são elementares e podem aparecer nas questões de forma bastante complexa. Esta aula de Prismas do professor Rafael Sales mostra de maneira didática e objetiva como a Geometria Espacial, um dos principais eixos da Fuvest, aparece nas provas.

captura-de-tela-2016-11-14-as-14-58-33

2) Matemática – Análise combinatória

As questões dessa disciplina são as que exigem maior raciocínio lógico. Tenha muito claro em sua cabeça a diferença entre arranjos e combinações. Fatorial e permutação são conceitos elementares que também não podem ser deixados de lado. Nesta aula avançada do professor Lucas você consegue entender direitinho:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-06-32

3) História – Revolução Industrial

Entre os séculos XVIII e XIX, a revolução industrial fez com que o capitalismo ganhasse a forma que tem hoje. No Brasil, o período foi marcado pela sociedade escravista, que passou do apogeu à crise. Concomitante a isso, o país assistiu a um processo de unificação por meio de construção de estradas e ferrovias, consolidando o território brasileiro. O professor Badu explica os detalhes da origem da Revolução Industrial e o seu avanço:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-09-30

4) História – Feudalismo

No período da Alta Idade Média, entre os séculos VII e IX, os contínuos processos de despovoamento e a formação de novos reinos apoiados no Império Romano do Oriente foram as bases do feudalismo. Esta aula do professor Thiago mostramos como ocorreu o processo de evolução até o desenvolvimento do capitalismo mercantil:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-13-10

5) Química – Cálculos estequiométricos

A verdade é que os cálculos estequiométricos caem em qualquer prova de Química. Por isso, é imprescindível saber como se faz reações químicas e, principalmente, como executar o cálculo. Contudo, para a Fuvest, vale lembrar também as equações com rendimento, balanceamento e cálculos de excesso, que são os temas preferidos deste vestibular. Ensinamos tudo nesta aula do professor Lenine:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-19-46

6) Química – Forças Intermoleculares

As interações entre moléculas, também conhecidas como forças intermoleculares, aparecem – e muito! – na Fuvest. Lembrem-se das forças de Van Der Walls e das suas subespécies: a força dipolo-dipolo (que liga o polo positivo de uma molécula ao polo negativo de outra) e a força dipolo-induzido, existente em quase todos os outros tipos de interação molecular. Qualquer dúvida será sanada nesta aula também:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-26-43

7) Biologia – Sistema Circulatório

A Fuvest é campeã em citar as mortes causadas em virtude de doenças cardiovasculares. É a causa de mais da metade das mortes em países industrializados. Para saber bem o sistema e suas implicações, a aula do professor Lelo é imprescindível:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-30-15

8) Biologia – Primeira Lei de Mendel

Cai muito. É preciso dominar bem os conceitos iniciais, como cromossomos homólogos, genes alelos, locus gênico… A aula do professor Villa explica tudinho:

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-31-35

9) Física – Termologia

Além da Mecânica, a Termologia passou a ser recorrente na Fuvest. O nosso querido professor Reginaldo dá detalhes:

regis-termometria-print

10) Física – Força Centrípeta

A famosa resultante de forças que atuam em direção ao centro também é recorrente na Fuvest. Mostra pra gente como se faz, professor Reginaldo!

captura-de-tela-2016-11-14-as-15-43-10