Fases da divisão celular: Como decorar a ordem em que elas ocorrem

A célula pode se dividir por dois procedimentos distintos, cujos resultados são também distintos: mitose e meiose.

A mitose é um processo de divisão celular através do qual uma célula se divide em duas novas células com o mesmo número de cromossomos da célula originária. Nos animais, esse é um procedimento típico das células somáticas.

 
PUBLICIDADE


 

Já através da meiose uma célula diploide apresenta duas divisões consecutivas, resultando em quatro células haploides, ou seja, com a metade do número de cromossomos da célula originária. É por meio desse procedimento que ocorre a produção de gametas.

>> Aprenda de uma vez por todas a diferença entre mitose e meiose

Em ambos os casos, a divisão da célula, obviamente, não é instantânea – ela envolve uma série de etapas, que se dividem em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Os nomes podem parecer um pouco difíceis no primeiro momento, mas com esse macete, logo você se acostuma.

E ainda vai conseguir memorizar a ordem em que eles ocorrem. A gente promete que não é tão difícil quanto parece, bastar gravar uma frasezinha básica:

Prometa à Ana Telefonar

  • Pro – Prófase
  • Meta – Metáfase
  • Ana – Anáfase
  • Tel – Telófase

Nós adoramos essas frases que ajudam na memorização do conteúdo e temos certeza que você também, então aí está mais uma! E se você ainda não viu, corre lá e confere os outros macetes de Biologia!

> Como decorar a ordem das categorias taxonômicas

Bons estudos!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias