Entenda de uma vez por todas o ciclo do nitrogênio

Se você está estudando o Enem ou vestibular e já checou os assuntos que costumam cair nas provas, você provavelmente se deparou com o ciclo do nitrogênio.

O nitrogênio corresponde a 78% do ar atmosférico, ou seja, é o maior componente do ar. Porém, encontra-se na forma de gás, o que não permite que seja absorvido pela maioria dos seres vivos, mesmo sendo necessário. Portanto, a transformação desse elemento é de extrema importância para que haja vida na Terra, uma vez ele controla as atividades metabólicas de todos os organismos vivos.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

Neste artigo, nós vamos você a entender as etapas desse ciclo, explicar como ele funcionamento e como e quando acontece. Acompanhe!

Fixação

A primeira etapa do ciclo do nitrogênio, denominada fixação, é responsável por transformar o estado gasoso do nitrogênio em amônia e nitrato, compostos que podem ser utilizados pelos seres vivos – diferente do N2 presente no ar.

As bactérias existentes no solo (chamada cianobacter) e nas raízes de leguminosas (rhizobium) são as responsáveis por realizarem essa transformação. Elas retiram o nitrogênio do ar e o transformam em amônia ao reagir com o hidrogênio. A amônia é uma das formas de nitrogênio utilizada pelas plantas.

Nitrificação

Esse processo é constituído de duas etapas. Por isso, atenção, pois podem aparecer um desses quatro nomes nas questões.

Nitrosação e amonificação

Depois da fixação, passa a existir amônia no solo. Parte dela é gerada pelo processo de fixação. A outra é resultado da decomposição de matéria orgânica e do excremento de animais, como a urina, que leva à formação de amônio (NH4+), e leva o nome de amonificação.

A nitrosação, por sua vez, é realizada por bactérias nitrossomas, que transformam a amônia (NH3) fixada em nitrito. É a essa etapa que se d o nome de nitrosação.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Nitratação

A maioria das plantas absorve o nitrogênio na forma de nitrato. Por isso, é preciso transformar o nitrito (NO2-) em nitrato (NO3-). Nessa etapa, a transformação é feita pelas bactérias nitrobacter.

O nitrato presente no solo é absorvido pelas plantas e, consequentemente, pelos animais que as comem.

Desnitrificação

A última etapa do ciclo do nitrogênio consiste na ação das bactérias desnitrificantes (pseudoamonas), que transformam o nitrato novamente na forma gasosa do nitrogênio, devolvendo o composto à atmosfera. Assim, o processo fica cíclico.

Esquema mostra as etapas do ciclo do nitrogênio, com seus nomes e os organismos participantes

Importância do nitrogênio para os seres vivos

O nitrogênio participa da composição das proteínas, do RNA e do DNA, o que o torna essencial para plantas e animais (incluindo os humanos).

Garantindo o bom desenvolvimento das plantas, consequentemente, teremos animais bem nutridos desse componente em razão do consumo de vegetais — bem como humanos, ao consumirem a carne dos animais e as plantas, diretamente.

Quando não há uma boa nutrição de nitrogênio para as plantas, é necessário que o homem use rotação de cultura, adubação verde ou fertilizantes industrializados. A rotação de cultura consiste em alternar os vegetais a serem plantados em um determinado espaço de solo, consumindo e repondo o composto, de maneira não exaustiva para o solo. Na adubação verde, adiciona-se restos de leguminosas ao solo para enriquecê-lo – já que, se você prestou atenção, há organismos nas raizes das leguminosas que participam da fixação.

Fertilizantes industrializados devem ser usados com cautela, pois, se aplicados em excesso, podem acarretar problemas ambientais ao devolver esses gases para a atmosfera. Também causam a poluição da água, uma vez que, depois de aplicados no solo, são arrastados, com a água das chuvas para o leito do rio mais próximo.

Gostou deste conteúdo sobre o ciclo do nitrogênio? Quer ficar por dentro de outras publicações? Então siga-nos no Facebook e no Instagram!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias