Enem: como se preparar

Foi dada a largada para o Enem 2020! O Inep, órgão do MEC responsável pela prova, ainda não publicou o edital, que normalmente sai em março, mas já dá para começar a estudar!

Quem vai fazer a prova em 2020 já está pensando em tudo o que precisa ser feito. O volume de candidatos e a concorrência são grandes. Portanto, se você ainda não começou a estudar, esse é o momento!

 

Separamos para você, algumas dicas que vão ajudar na sua preparação.

Quais são as disciplinas que caem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 180 questões de múltipla escolha, divididas em 4 cadernos de provas e mais uma prova de redação. Cada prova contém 45 questões com 5 alternativas cada. As disciplinas são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: questões de Biologia, Física e Química;
  • Matemática e suas Tecnologias: com foco exclusivo à Matemática;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: questões de língua Portuguesa, língua estrangeira (Espanhol e Inglês), Educação Física, Tecnologia da Informação e Artes.

Como fazer uma boa redação?

Além das disciplinas que citamos no tópico anterior, o Enem conta também com uma redação dissertativa-argumentativa, sendo muito importante para a prova.

Os temas são sempre um dos assuntos mais comentados entre os estudantes, e não dá para saber ao certo o que poderá cair. Geralmente, são assuntos atuais e relevantes, relacionados à política nacional e mundial ou a discussões sobre assuntos importantes da sociedade. Por isso, é preciso estar atenta(o) a tudo que acontece no Brasil e o no mundo, para fazer um bom texto.

Elencamos abaixo algumas dicas importantes:

1) Atente-se à sua caligrafia

Sabemos que, com tanta matéria para estudar, às vezes deixamos de lado pontos que podem ser cruciais no momento da prova, como exercícios de caligrafia. De nada adianta escrever uma redação excelente se no momento em que seu texto for revisado, o avaliador não conseguir compreender nada.

Uma boa dica é imprimir folhas de redação no modelo do Enem para fazer seus textos na hora de estudar. Assim, você poderá treinar também sua letra dentro do espaço disponível.

2) Utilize os textos de apoio

Os textos de apoio não vão dar a solução para a problemática do tema da redação, mas podem ajudar a pensar em alternativas sobre o que dissertar, ou seja, direcionar.

Mas atenção: não os transcreva exatamente no seu texto. Isso fará com que você perca muitos pontos. Os textos de apoio são para ter ideias, não para copiar igual.

3) Respeite as regras

Há uma série de regrinhas que, se não respeitadas, podem fazer você perder pontos na redação. Em alguns casos, até mesmo podem levar à eliminação.

Só são aceitas canetas transparentes de tinta preta, por exemplo. Assim, é fundamental verificar com antecedência se você está levando para a prova o material correto. Uma boa dica é sempre levar consigo, pelo menos, uma caneta a mais, caso uma delas falhe.

Como posso estudar de maneira mais eficiente?

Você já deve ter conhecido uma(um) amiga(o) que estuda por muitas horas, todos os dias, mas que mesmo assim não obteve uma boa nota em exames anteriores. Isso pode ser consequência de uma preparação pouco eficiente.

Há pontos imprescindíveis para a aprovação que devem ser levados em conta durante o estudo. Veja algumas de nossas dicas para você tonar seus estudos mais eficientes:

  • mantenha o material de estudo organizado;
  • faça simulados e provas anteriores;
  • tenha um local de estudos tranquilo e silencioso;
  • tire dúvidas sempre que surgirem, seja com um(a) colega, professor(a) ou mesmo na internet;
  • revise sempre tudo o que for estudado. Só assim você realmente fixará a matéria;
  • separe momentos para o lazer e para relaxar. Isso ajudará você a não ficar tão ansiosa(o);
  • descanse! Seu cérebro e corpo precisam de uma pausa. Boas horas de sono farão você absorver melhor as matérias.

Como organizar meus estudos?

Aqui trazemos uma proposta para organizar a sua primeira semana de estudos, e a partir dela montar um cronograma conforme o seu objetivo. Essa ideia funciona tanto para quem está se preparando para o Enem quanto para outros vestibulares.

Trata-se de um primeiro módulo com algumas aulas e dicas que ajudarão a complementar a sua rotina.

O Vestibular.com.br tem também um Plano de Estudos completo com todas as aulas que você precisa assistir para arrasar no Enem. São 30 módulos, todos já disponíveis para estudar, com divisões semana a semana dos conteúdos de cada matéria.

Fique à vontade para acessar os tópicos e conferir a sequência dos conteúdos. Se quiser começar a assistir às aulas imediatamente, é só assinar o nosso curso (com período de experimentação de 7 dias!). Ou seja, você pode conhecer, namorar todas as nossas aulas e, se gostar, ficar com a gente o ano todo por um preço especial 😉

 

Para esta semana, o nosso foco é a preparação. Então, além do nosso plano, também publicamos um texto bacana sobre como turbinar a sua memória para este ano. Está ótimo, confira.

Além disso, começamos com o básico da Geografia, História e Português. Vamos nessa?

Geografia

A Geografia investiga os fenômenos que se relacionam com os seres humanos e as suas práticas. Por isso, o nosso curso começa com os estudos quantitativos da população, que é a Demografia.

>> Confira a lista completa das aulas de Geografia

História

As primeiras civilizações ocorrem com o desenvolvimento da agricultura. Neste vídeo, o professor, Thiago, explica como foi o desenvolvimento, quais foram as primeiras sociedades, de que forma elas se organizavam e os principais marcos históricos.

>> Confira a lista completa das aulas de História

Português

Na nossa língua, iniciaremos aprendendo sobre Variedade Linguística:

>> Confira a lista completa das aulas de Português

Pronto! Essa é só a nossa primeira parte sobre como se preparar para o Enem. Se quiser receber mais conteúdos importantes como este, é só deixar seu e-mail com a gente 😉