Enem 2019 terá nova gráfica para impressão dos cadernos de provas

O Enem 2019 já tem uma nova gráfica para imprimir suas provas. A nova empresa chama-se Valid S. A. e foi a segunda colocada no edital de licitação de 2016, segundo informações divulgadas pelo MEC na sexta-feira, dia 26 de abril de 2019.

A primeira colocada, e quem realizava o serviços, era a RR Donnelley. A multinacional, responsável pelo processo desde 2009, decretou a falência e o fim das operações no Brasil no dia 1º de abril.

Novos cadernos de provas

Em março, o MEC gerou expectativa e confusão quando anunciou mudanças na apresentação visual dos cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. A informação, à época, é que o novo desenho alteraria os espaços de rascunho das provas de Matemática e Redação, por exemplo.

O MEC veio a público reiterar que a prova nova teria rascunho, sim. Foram ao menos três postagens no Instagram assegurando aos estudantes que haveria espaço para memória de cálculo e organização da redação.

>> Saiba mais sobre o Enem 2019

Segundo a nota do MEC, agora, o desenho (diagramação) das provas do Enem 2019 ficavam também a cargo da antiga gráfica. Não há, ainda, informações sobre como fica a questão na mudança de empresas.

Calendário mantido

O que o MEC garante é que o Enem 2019 terá o calendário mantido. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, como previsto no edital, sem alterações.

O horário de início segue às 13h30, com fechamento dos portões às 13h. No primeiro domingo, que é o dia da Redação, a prova encerra às 19h. No segundo domingo, dia da Matemática, a prova vai até 18h30, mantendo a ampliação de 30 minutos que foi garantida no ano passado.

De acordo com o Ministério, a escolha de segunda colocada na licitação de 2016 garante “a segurança e a aplicação da prova dentro do cronograma”.