Dia do Índio: conheça os 10 maiores povos indígenas no Brasil

No dia 19 de abril comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Também chamados de povos originários, os indígenas habitavam os territórios americanos antes de os europeus “descobrirem” o Novo Mundo.

No Brasil, como na maior parte dos lugares, os povos originários foram praticamente dizimados no processo de colonização. Muitos povos foram extintos completamente, mas há nações que resistiram ao domínio europeu – e à ganância que se seguiu.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Crescimento recente

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), desde a década de noventa o número de brasileiros que se considera indígena vem crescendo. No Censo Demográfico do IBGE de 2010, o total era de 817.962 de pessoas, 61,5% vivendo em zonas rurais e os outros 38,5% em áreas urbanas. Segundo a Agência Brasil, em 2018, os indígenas já somam quase 1 milhão de pessoas.

Elas estão em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram a parcela da população que mais cresceu anualmente, uma taxa de 10,8% contra 1,6% da média total da população.

Idiomas, etnias e distribuição no país

As nações indígenas têm, como parte de suas culturas, também idiomas próprios: especificamente, 274 idiomas. Segundo o Censo, 17,5% da população indígena não fala português – ou seja, eram mais de 143 mil pessoas em 2010.

O total de etnias chegou a 305 no último censo. A maior concentração, entre as regiões do país, é na região Norte, onde vive 37,4% da população indígena – Amazonas concentra 55% desse total. Em área urbana, é a região Nordeste que tem a maior concentração, com 106,1 mil pessoas.

Os maiores povos

Segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, em números absolutos, os maiores povos indígenas no Brasil concentram-se em três regiões diferentes: Norte, Centro-Oeste e Sul. Confira os 10 maiores povos no Brasil atual:

  1. Tikuna 46.045 pessoas
  2. Guarani Kaiowá > 43.401
  3. Kaingang > 37.470
  4. Makuxí > 28.912
  5. Terena > 28.845
  6. Tenetehara > 24.428
  7. Yanomámi > 21.982
  8. Potiguara > 20.554
  9. Xavante > 19.259
  10. Pataxó > 13.588

Não é assinante?

Estude com a gente!

Desafios

Segundo especialistas, apesar do crescimento em números, os povos indígenas, mais de 500 anos depois, não têm ainda os mesmos direitos que as demais populações. Latifundiários, mineradoras e usinas de energia, em especial, tentam tirar ainda mais direitos dessa parcela da população brasileira.

À Agência Brasil, o antropólogo e professor da Universidade de Brasília Stephen Baines, “há uma desproporção absurda no Legislativo brasileiro a favor daqueles que querem o retrocesso dos direitos dos povos indígenas, previstos na Constituição de 1988 e na legislação internacional”.

Uma parte do problema, continua o docente, é a questão territorial. Isso porque grandes produtores invadem as terras indígenas para usá-las como latifúndios. E é com extrema violência que os povos indígenas são retirados dos locais. Hoje, segundo a Agência Brasil, os indígenas ocupam cerca de 13,8% do território nacional. “É necessária a efetivação dos direitos previstos tanto na Constituição como pelas convenções internacionais”, conclui o professor Baines.

Sugestões de leitura

Que tal aproveitar a data comemorativa para estudar um pouco sobre os povos originários do Brasil?

Na Agência Brasil, você encontra cinco entrevistas com mulheres indígenas de destaque no cenário nacional. Também na ABr há a entrevista completa do professor Baines, com contrapontos institucionais.

Você ainda pode escrever uma redação sobre o acesso à educação, ouvir a música de Caetano Veloso “Um índio” ou conferir os vídeos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, maior organização do gênero atualmente no país.

Ah, e não vamos esquecer sobre a Literatura! Além do Quinhentismo, do período em que os portugueses escreviam sobre o Novo Mundo, temos o período indigenista do Romantismo.

Curtiu essa dica? Então siga a gente no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos bacanas como este! 😉

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias