Dez links para refletir sobre o legado da Olimpíada, entender o Brasil – e mandar bem nas provas

Depois de tanta expectativa e investimento, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro finalmente chegaram! A cerimônia de abertura está marcada para a noite desta sexta-feira.

A realização do evento gerou muitas polêmicas e uma grande pergunta: qual será o legado da Olimpíada para o Rio de Janeiro e para o Brasil? Legado é tudo aquilo que permanece mesmo depois que as luzes das festas forem apagadas. Por exemplo, o investimento no desenvolvimento dos atletas olímpicos deixa como legado o avanço do esporte no país – e isso não depende do número de medalhas que conquistarmos. É um benefício por si só. Melhorias na mobilidade urbana podem ser outro exemplo.

A questão do legado abrange muitos aspectos possíveis. A Olimpíada pode trazer impactos positivos ou negativos para a imagem do país no Exterior, atraindo ou afastando novos investimentos. É o momento de avaliar a nossa capacidade de lidarmos com um evento complexo e multicultural.

É como um dia de prova para o Brasil!

Você sabe bem: dia de prova não testa apenas os seus conhecimentos. É um teste de nervos, de organização (não adianta saber todo o conteúdo e esquecer de ajustar o despertador para a hora certa!). Ao entendermos como o Brasil vai se sair neste momento, aprenderemos muito sobre o país. E isso é importante porque, mesmo que o Enem ou os vestibulares não questionem especificamente sobre os Jogos Olímpicos, esse tipo de reflexão pode ajudar a responder sobre diversos outros temas.

Separamos 10 links que podem servir de ponto de partida para você refletir e mandar bem nas redações que vêm por aí:

UOL: Olimpíada já garantiu 5 cinco legados. Mas benefícios poderiam ser maiores

El País: O Brasil chega à Olimpíada sem cara

BBC: Rio 2016: Olimpíada atrapalha ou ajuda o Brasil em recessão?

Estadão: Olimpíada e Copa trazem prejuízo social

UOL: Estudo aponta que Rio terá legado, mas precisa de outro projeto urgente

Carta Capital: “Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança”

The Guardian: Jogos Olímpicos do Rio: A visão das favelas – ‘Porque de legado, eu só vejo repressão’

G1: ‘Time’ comenta o ‘esquecido legado’ da escravidão no Rio de Janeiro

Exame: Sem legado olímpico, ar do Rio é poluído e mortal

Jornal Nacional: Olimpíada deixa para o Rio o legado da mobilidade

Um link bônus! A reportagem abaixo comenta uma pesquisa que será feita durante os jogos, portanto ainda não possui resultados para análise, mas é interessante refletir sobre este tema, pouco falado:

R7: Pesquisa apontará legado emocional dos Jogos Olímpicos