Curso preparatório online ou presencial: qual o melhor?

Se você decidiu começar um cursinho para dar um gás nos estudos, antes, é preciso fazer uma escolha importante que pode contribuir muito para a sua aprovação em um vestibular. Afinal, é melhor fazer um curso preparatório online ou presencial?

Não tenha vergonha fazer essa pergunta! Ela é mais complicada do que parece e envolve vários fatores. Antes de escolher, é preciso conhecer as principais qualidades dos dois formatos e o que muda de um para o outro. Veja neste post a comparação!

Qual modalidade gasta mais tempo?

O formato presencial envolve a distância da sua casa ou trabalho para o local da aula. Além disso, o tempo de cada matéria varia bastante por diversos motivos, desde o estilo do professor até perguntas dos alunos no meio da explicação. Algumas instituições presenciais são limitadas a determinados horários e períodos — e os seus horários podem não se encaixar neles.

No curso preparatório online, você tem a vantagem de fazer as aulas de qualquer computador ou celular e no conforto do lar – ou de onde você estiver. Isso já elimina tempo de deslocamento e garante os estudos no horário mais confortável. Outra vantagem é poder pausar a tarefa para ir ao banheiro, fazer uma refeição ou resolver alguma emergência sem perder conteúdo.

Qual formato é melhor para minha concentração?

Aqui não tem resposta correta: depende do seu estilo. Alguns alunos se concentram mais em casa, com um ambiente mais familiar e confortável, sem salas lotadas com os colegas conversando. Se esse é o seu caso, então você pode se dar melhor com um curso online.

Porém, tanto conforto pode ser uma armadilha: muita gente perde o foco em casa por causa da menor exigência e das muitas distrações (o próprio computador e a cama ali do lado, por exemplo) e acaba não rendendo tanto quanto o esperado. Por isso, é preciso ter disciplina e estabelecer horários fixos com planos de estudos para render tanto quanto ou até mais que em sala de aula.

Qual curso é o mais barato?

O bolso é fator decisivo e a pesquisa é essencial para você encontrar a alternativa mais em conta, sem deixar a desejar no conteúdo. Normalmente, as ofertas presenciais são mais caras, o que significa que os cursos online são uma alternativa viável para quem não tem dinheiro sobrando.

A internet está cheia de ofertas de aulas sobre os mais diferentes temas — aqui, por exemplo, você pode experimentar o curso por sete dias sem pagar. Isso garante maior oferta e variação, mas tome cuidado para não se prejudicar. Alguns conteúdos vistos em páginas de cursos especializados já podem estar defasados e não servirem para o Enem ou o vestibular que você vai prestar.

O curso preparatório online é de má qualidade?

Ainda hoje, existe um preconceito com cursos oferecidos pela internet. Porém, é preciso deixar essa desconfiança de lado e entender que eles podem ajudar você a passar no vestibular. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2015, matrículas no ensino a distância (EaD) cresceram em 3,9% — mais do que no presencial, que subiram 2,3%.

Além das diferenças descritas, você não perde em termos de conteúdo, já que a preocupação com a sua formação é prioridade. Vários dos professores desses cursos são experientes em aulas presenciais, o que significa que eles dominam a matéria e sabem passá-la do jeito certo – seja em um sala física ou em uma videoaula.

O formato online pode usar recursos multimídia, consultados na hora pelo aluno, e você pode optar por focar ainda mais nas matérias em que tem mais dificuldade. Ficou com alguma dúvida? Em diversas plataformas do formato pela internet, hoje é já possível fazer perguntas e pedir ajuda ao professor. Além disso, você tem ferramentas de exercícios para praticar o que aprendeu e medir seu desempenho na hora e automaticamente.

Agora que você sabe das diferenças entre o curso preparatório online e o presencial, já pode decidir em qual se matricular. No fim, os dois têm suas vantagens e a escolha é sua, mas é importante notar que ambos os formatos podem ajudar a garantir a sua vaga. E aí, qual deles é o seu favorito? Qual foi o motivo diferencial na decisão? Deixe o seu comentário no post!

Comente

Uma resposta para “Curso preparatório online ou presencial: qual o melhor?”

  1. renata disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *