Cursinho pré-vestibular online: o que você precisa saber

Ao iniciar a maratona de estudos para o Enem ou o vestibular, muitos jovens enfrentam um dilema: fazer cursinho pré-vestibular online ou presencial? Para descobrir qual a melhor alternativa, é necessário analisar várias questões, como tempo disponível para estudo, poder aquisitivo e didática, entre outros fatores que são determinantes na hora de decidir por uma das modalidades.

Para ajudar você, selecionamos as principais informações sobre a preparação online, que tem sido cada vez mais utilizada por cursinhos para atender a uma alta demanda de jovens que preferem estudar em casa, sem perder a qualidade.

Por que fazer pré-vestibular?

O Enem e o vestibular são processos seletivos cada vez mais concorridos. Todos os anos, milhares de pessoas se inscrevem para disputar uma vaga nas universidades públicas federais e estaduais, nas particulares a até mesmo em faculdades à distância (EAD).

No entanto, nem todas essas pessoas conseguem aprovação. Além da concorrência e do número limitado de vagas, nem todos os candidatos estão preparados. Geralmente, apenas aqueles que se dedicam bastante conseguem ter seu nome na lista de aprovados.

Por essa razão, os cursinhos são indicados para que os estudantes vejam todo o conteúdo programático, além de fazer simulados, resolver exercícios e ter o suporte dos professores em caso de dúvidas.

Outros benefícios de fazer o pré-vestibular são:

  • não esquecer os assuntos estudados na época da escola;
  • aprendizado dinâmico;
  • vantagem sobre outros candidatos;
  • ênfase no que realmente importa;
  • possibilidade de fazer online.

O que é o cursinho online?

Hoje em dia, é possível encontrar todos os tipos de cursos na internet. Um deles é o cursinho preparatório para o Enem e o vestibular, que oferece ao estudante inúmeros benefícios, já que nem todos têm tempo ou dinheiro para custear um curso presencial mais todas as despesas que ele acarreta.

O cursinho online é uma modalidade de ensino à distância em que os estudantes assistem às aulas, fazem exercícios e tiram dúvidas via internet, no conforto do seu lar – ou do lugar que ficar mais conveniente – e com horários de estudo flexíveis.

Sendo assim, esses cursos são recomendados principalmente para quem não tem opções presenciais perto de casa ou para quem tem dificuldade de absorver certos conteúdos e precisa rever as aulas para assimilar melhor. Além disso, quem tem a agenda cheia e não pode dedicar um turno inteiro para se locomover até uma sala de aula presencial também pode se beneficiar.

Para ter acesso ao conteúdo, é preciso estar matriculado em algum curso que oferece essa modalidade e ter acesso à internet. Inclusive, alguns cursinhos oferecem plano de estudos, o que é excelente para orientar os estudos e, assim, não se perder no meio do caminho.

Como funciona o pré-vestibular online?

O curso online funciona de forma muito simples: as aulas são gravadas pelos professores que, da mesma forma que no curso presencial, utilizam métodos de ensino dinâmicos, de modo que os alunos se mantenham mais focados e entretidos. As aulas podem ser ao vivo ou já gravadas, dependendo do curso e da metodologia.

Dentre outras vantagens, essa forma de ensinar própria dos cursinhos modernos alivia a tensão, que é muito comum entre os estudantes que estão se preparando para o Enem ou o vestibular.

As aulas podem ser disponibilizadas todas de uma vez (como é o caso do Vestibular.com.br) ou aos poucos, com alguma periodicidade. Elas podem ser acessadas quantas vezes o aluno quiser, o que permite que o estudante pare, volte e reveja até sanar todas as dúvidas.

O sistema também oferece simulados, exercícios e revisões para o Enem e o vestibular, com planos que podem durar de 10 a 30 semanas. Sem contar que a maioria dos cursinhos têm canais de comunicação entre professores ou monitores e alunos, o que auxilia bastante na hora de tirar dúvidas.

Vale ressaltar que esses cursos são flexíveis, mas isso não significa que eles não tenham regras. Para ajudar os alunos a focar no que é importante, as aulas seguem programações — que são estabelecidas com o objetivo de ajudar o estudante a decidir a melhor hora de estudar de acordo com sua rotina.

Quais os benefícios do cursinho online?

Algumas pessoas ainda têm resistência ao método de preparação online para o Enem e o vestibular. No entanto, ele é bastante eficaz já que, assim como o curso presencial, requer dedicação e paciência.

As escolas que oferecem esses cursos já entenderam que conciliar as ferramentas que a internet oferece e uma boa metodologia de ensino pode gerar ótimos frutos, e isso vem acontecendo todos os anos, já que muitos alunos conseguem obter aprovação por meio desse método.

A seguir, você pode conferir algumas vantagens de estudar online para o vestibular e o Enem.

Planejamento de metas

Para que o estudo flua e o aluno obtenha aproveitamento esperado, é necessário se dedicar todos os dias por um tempo estabelecido. Nesse aspecto, planejar é importante para garantir um bom resultado no dia da prova.

Se você estabelece um tempo de estudo todos os dias, em que as disciplinas são vistas de acordo com suas necessidades e com o conteúdo programático da prova, fica mais fácil ver todo o assunto.

Dessa forma, seu cronograma se ajusta às matérias que você vai estudar em cada período, além de outras ferramentas de estudo, como atividades complementares disponibilizadas pelo próprio curso — simulados, revisões, plantão tira-dúvidas, correção de redação etc.

Note que, diferente do curso presencial, você pode separar as horas em mais um bloco, por exemplo de manhã e à noite. Também pode estudar mais horas em um dia e menos em outro, se tiver outros compromissos. O importante é que haja uma rotina.

Possibilidade de escolher onde estudar

A possibilidade de escolher onde estudar é um dos benefícios que os cursinhos online oferecem. Algumas pessoas preferem organizar sua rotina de estudos em casa. Outras gostam de ir para espaços como salas de estudos e bibliotecas.

Até mesmo no trânsito, enquanto se desloca de um local para outro, dá para assistir a videoaulas, desde que o aluno tenha um celular ou tablet com acesso à internet.

Flexibilidade de horários

Assim como o local, o estudante pode escolher os horários mais adequados, de acordo com sua rotina e a programação disponibilizada pelo curso.

Sendo assim, dá para estudar o dia todo ou apenas em horários específicos, garantindo flexibilidade para quem ainda está no Ensino Médio ou trabalha.

Plano de estudos flexível

Se você tem seus horários definidos, é possível encaixá-los em um cronograma personalizado, em que são enviados conteúdos exclusivos e essenciais para atingir a aprovação.

Além disso, esse plano de estudos pode ter a duração que você precisar e o acompanhamento semanal de professores especialistas em questões de vestibular.

Melhor custo-benefício

Comparado aos cursinhos presenciais, o pré-vestibular online oferece melhor custo-benefício. Para os alunos que estudam em casa, não há despesa com transporte — e isso já representa uma grande economia.

Outra questão é que o material disponibilizado deve ser consultado pelo computador, dispensando custos com apostilas e outros materiais impressos. Até mesmo despesas com lanches entram na conta.

Além disso, as mensalidades cobradas pelos cursos online são menores, já que o custo para mantê-los é menor, pois nem sempre contam com estrutura física e todas as despesas que isso acarreta.

Quais as diferenças para o curso presencial?

A verdade é que não existe o melhor ou pior — e sim aquele que atende às suas expectativas. Você quer mais comodidade? Deseja economizar tempo e dinheiro? Então, sua escolhe deve ir de encontro a isso.

Como muita gente compara o curso presencial e o online na hora de decidir qual fazer, separamos algumas diferenças entres eles para ajudar a descobrir aquele que se encaixa melhor nas suas expectativas.

Curso presencial

  • promove maior contato com colegas e professores;
  • permite que as dúvidas sejam tiradas na hora da explicação;
  • oferece estrutura com salas de aula, biblioteca, lanchonete etc;
  • consiste na opção mais indicada para quem não tem disciplina para estudar por conta própria.

Curso online

  • é financeiramente mais acessível;
  • permite fazer o próprio horário;
  • é indicado para quem tem pouco tempo;
  • pode ser feito de forma intensiva;
  • é possível assistir à aula mais de uma vez;
  • tem mais ferramentas de ensino complementares.

Como escolher um pré-vestibular online?

Agora que você sabe as características e os benefícios de estudar online, é hora de escolher o pré-vestibular.

Assim como acontece com o pré-vestibular presencial, é preciso analisar algumas questões para não correr o risco de eleger um curso ruim e, assim, não atingir seu principal objetivo, que é a aprovação.

Analise as referências

Observe se o cursinho tem referências e se elas são satisfatórias. Pergunte a amigos e parentes que já fizeram o curso ou utilize as redes sociais para colher as informações sobre ele.

Pesquise sobre a equipe de professores

Os professores devem ser qualificados e experientes em ensino para o vestibular e o Enem, e também devem oferecer uma metodologia de ensino que ajude os estudantes a conseguirem aprovação nos vestibulares tradicionais e no Enem.

Por isso, devem ter habilidades que vão além do conhecimento — boa comunicação, criatividade e amor pelo que fazem. Isso faz a diferença na qualidade do ensino.

Informe-se sobre a metodologia de estudos

A metodologia do curso é um dos pontos mais importantes antes de fazer sua escolha. O cursinho oferece plano de estudos e orienta seus alunos a desenvolver a disciplina? Dispões de plantão tira-dúvidas? Tem exercícios online?

Um bom pré-vestibular não é somente aquele que ensina todo o conteúdo. Ele deve ter um método de estudo que oferece ao estudante confiança para concorrer a uma vaga. Isso inclui aulas descontraídas — para aliviar a tensão — e ferramentas que complementam o aprendizado.

Material de estudo atualizado

Geralmente, os cursinhos oferecem seu próprio material didático. São apostilas, seção de dicas, aulas ao vivo e outras ferramentas que dão ao aluno o suporte necessário para o aprendizado. Esse material deve ser de qualidade e estar atualizado.

Sendo assim, peça uma amostra do material e das ferramentas de ensino e pesquise se elas estão de acordo com o esperado. Há alguns cursos, como o Vestibular.com.br, que oferecem período experimental para você testar a metodologia e ver se gosta.

Encontre aquele que cabe no seu bolso

O serviço que cabe no bolso nem sempre é aquele que é mais barato. Além do custo, a facilidade na hora do pagamento também representa uma vantagem para os alunos que não dispõem de muitos recursos. Para quem não tem cartão de crédito, ter a opção de pagamento em boleto bancário também é uma vantagem.

Além disso, o investimento não precisa ser necessariamente proporcional ao ensino. Como prova disso, os melhores cursinhos conseguem oferecer aulas de qualidade, ministradas por professores experientes e todo o suporte que o estudante precisa sem cobrar mensalidades altíssimas.

Como estudar pelo cursinho online?

Como já foi dito, o estudo online precisa vir aliado à dedicação e paciência para render bons resultados. Mais que isso, é preciso ter disciplina. O cursinho oferece tudo o que o aluno precisa, mas chegar à aprovação depende de quem estuda.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar a aproveitar ao máximo essa modalidade de ensino que tem sido cada vez mais utilizada:

Evite distrações

Existem diversas distrações que podem atrapalhar o estudo — comida, televisão, redes socais etc. É preciso criar estratégias para se concentrar e não se deixar levar por essas distrações.

Foque nas videoaulas e estabeleça horários em que é permitido consultar as redes sociais, o e-mail e até mesmo dar uma volta para relaxar a mente.

Faça pausas

As pausas são essenciais para ter um bom aproveitamento de estudos. Não adianta estudar o dia inteiro, sem intervalos para descanso. Uma boa solução é utilizar o método Pomodoro, que consiste em intercalar as horas de descanso e estudo.

De acordo com esse método, a cada 25 minutos de dedicação ininterrupta, o aluno deve fazer uma pausa de 5 minutos. Além de não cansar excessivamente a mente, essas pausas melhoram a produtividade.

Outras pausas consideradas importantes são para a alimentação e o sono. Não deixe de dormir para estudar, pois a privação de sono interfere negativamente no aprendizado.

Siga o plano de estudos à risca

Como já foi dito, os preparatórios online costumam criar planos de estudos personalizados. Siga-os à risca para que eles produzam o efeito esperado. Evite, inclusive, a procrastinação — que é o hábito de deixar as coisas para amanhã.

Além de comprometer a motivação, essa atitude pode atrasar a rotina, levando à queda da produtividade.

Escolha o local de estudo

Tenha um local fixo para estudar. O cursinho online é coisa séria e levará você à aprovação. Por isso, os locais de estudos devem ser decididos logo no início do curso.

Pode ser em casa, na biblioteca ou até mesmo em um escritório. A única condição é que você se sinta à vontade nesse local e consiga se concentrar nas aulas.

Estabeleça metas diárias

As metas ajudam a manter a motivação. Crie também sistemas de compensação, como dar a si mesmo um prêmio a cada objetivo atingido. Se você gosta de uma série de TV, por exemplo, permita-se assisti-la após ver todo o módulo de videoaulas sobre determinado assunto.

Essas estratégias podem parecer bobagem, mas funcionam bem. Elas ajudam a ter mais satisfação pelo trabalho cumprido, além de direcionar os estudos.

Agora que você sabe o que é e como funciona um cursinho pré-vestibular online, entre em contato com a gente e saiba o que nosso curso pode oferecer para você. Você também pode conferir outras dicas gratuitas seguindo a gente no Facebook e no Instagram!