Conheça as profissões que a internet criou

Você, que vai fazer o Enem ou o vestibular, está se preparando para entrar em uma universidade. Lá, os cursos mais concorridos são os tradicionais. Direito, medicina, engenharia ou economia, por exemplo, estão entre as áreas cuja carreira tem opções de especialização bastante conhecidas.

Mas a história nos mostra que muita coisa está mudando. As inovações tecnológicas estão transformando a sociedade e criando cada vez mais novos tipos de trabalho. A internet é o exemplo mais recente disso.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

A criação da rede mundial de computadores foi uma inovação que transformou várias áreas do mercado de trabalho e fez com que algumas profissões tivessem que se reinventar. O impacto foi tão grande que postos de trabalho chegaram a desaparecer.

Nesse furacão de mudanças, qual a melhor faculdade a seguir? Como fazer um curso sem correr o risco de entrar em um mercado defasado depois de formado? Para ajudar você a se organizar, indicamos 3 áreas que mais mudaram nos últimos anos por conta da internet e que profissões surgiram a partir delas:

1) Comunicação

O grande combustível da internet é a informação. Afinal, acessamos diariamente aplicativos e sites para buscar dados e se comunicar com outras pessoas. E tudo isso é conteúdo.

Como a web é provedora de uma quantidade incalculável de textos, vídeos e fotos, é preciso que haja profissionais que organizem a “bagunça” de informações e que criem conteúdo relevante – seja informacional ou de entretenimento.

As principais áreas que se desenvolveram foram:

  • Redator(a): trabalha em sites de notícias ou em produtoras de conteúdo especializado.
  • Redator(a) de mídias sociais: faz o trabalho de redator, mas foca na divulgação e na comunicação com usuárias e usuários dentro das mídias sociais
  • Produtor(a) de imagem: grava e edita conteúdos em vídeo e fotografia
  • Criador(a) de conteúdo: é quem é dono(a) de blogs, canais no Youtube ou perfis do Instagram que acabam virando referência

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉

Veja o cronograma!

2) Desenvolvimento

A profissão de desenvolvedor, apesar de existir há um bom tempo, ganhou outro viés com a internet. Como a modalidade de produtos para a web cresceu muito, há novas especialidades e novas linguagens de programação disponíveis – se você não sabe o que são linguagens programação, este texto explica do que se trata, e este diz quais são as principais linguagens do mercado hoje.

Além disso, há cada vez mais dispositivos que acessam a rede. Nos anos 2000, apenas computadores e celulares transmitiam dados pela web. Hoje, qualquer equipamento – da televisão ao eletrodoméstico – pode ter acesso à internet. E o grande protagonista dessa inovação contínua é o desenvolvedor.

As áreas que estão ganhando mais espaço entre os desenvolvedores são:

  • Desenvolvedor(a) de UX: é o(a) profissional que cuida da experiência do(a) usuário(a) em sites e produtos para web.
  • Cientista de dados: é o(a) profissional que trabalha com a gestão de grandes quantidades de dados para extrair informações relevantes.
  • Especialista em computação na nuvem: é o(a) desenvolvedor(a) de aplicativos que não rodam em computadores ou celulares, mas sim na própria internet.

3) Negócios

Apesar de o curso de Administração preparar acadêmicas e acadêmicos para as transformações no mercado, a necessidade de rentabilizar os novos serviços que a internet possibilitou é uma técnica que poucas faculdades conseguem ensinar. Profissionais que montaram empresas, criaram produtos e descobriram novas fontes de receita as(os) mais capacitadas(os).

Não é assinante?

Estude com a gente!

 

Entre as novas profissões na área, podemos destacar as seguintes:

  • Gerente de produto: cuidam do desenvolvimento do produto desde sua concepção, organizando os processos de desenvolvimento e garantindo a sua manutenção.
  • Especialista em marketing digital: é a(o) profissional que trabalha com plataformas que geram audiência por meio da exposição dos produtos e sites.

Agora que você já conhece algumas das profissões em alta hoje em dia, criadas em função do desenvolvimento da tecnologia, pode fazer uma escolha mais bem informada. Quem sabe existe seu emprego dos sonhos existe e você nem sabia! Se você curtiu esse post e quer receber nossas novidades sempre, siga a gente no Instagram e no Facebook!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias