Conheça as 3 melhores universidades do país!

Você está querendo fazer uma faculdade e gostaria de saber quais são as melhores universidades do país? Saiba que o Ministério da Educação (MEC) divulgou em 2017, com base no ciclo de avaliação de 2015, o ranking das instituições brasileiras de nível superior. Essa lista inclui instituições públicas e privadas e está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – o mesmo responsável pela aplicação do Enem.

O ranking é desenvolvido com base no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Isso significa que instituições que possuem nota 4 ou 5 são bem-conceituadas. As que conseguiram nota 1 ou 2 são consideradas insatisfatórias pelo MEC e podem até sofrer punições.

 

Aqui apresentanos as 3 melhores universidades do país, indicando algumas de suas principais características. Mas antes, vamos explicar para você quais são os principais componentes considerados pelo IGC. Continue lendo e confira!

Entenda como é construído o IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) considera a média das notas das graduações na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, calculado logo após a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Também leva em conta corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos pedagógicos, entre outras variáveis.

Além do CPC, o IGC considera a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes).

O número de alunos que estão nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade é outro dado usado para compor a nota.

Algumas instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), por não participarem do Enade, não estão no ranking disponibilizado pelo MEC.

Agora vamos às 3 melhores universidades do país no ranking do MEC, comparando-as ao ranking mundial desenvolvido por uma agência especializada em avaliação de universidade do Reino Unido, a QS World University Rankings.

1. Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fica localizada no Estado de São Paulo, na cidade de Campinas. Possui nota 5 no MEC.

unicamp-div

A Unicamp também está presente no ranking das melhores universidades do mundo, o QS World University Rankings. Essa instituição ocupa, na lista de 2018 (divulgada em 2017) a 182ª posição no mundo. É a segunda universidade a aparecer nesse ranking global. A primeira é a USP, ocupando o 121° lugar.

Ainda no ranking mundial, a Unicamp ficou na 27ª posição em Odontologia e na 43ª em Agricultura e Ciências Florestais.

2. UFRGS

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tem a sede, com a maior parte dos cursos, localizada em Porto Alegre. Alcançou nota 5 no MEC.

UFRGS - Foto: Ramon Moser

UFRGS – Foto: Ramon Moser

No QS World University Rankings de 2018, a UFRGS está entre as posições 501-550 – o ranking não ordena as colocações no grupo. Entre as universidades da América Latina, fica na 21ª posição.

Ainda no ranking mundial, entre as universidades brasileiras, a UFRGS está em 5° lugar. A graduação em Psicologia ficou em segundo lugar no Brasil, e as de Artes Cênicas, Ciências da Terra e Marítima, Gestão e Negócios, Gestão de Hospitalidade e Lazer, Política Social e Administração e Desporto ficaram em terceiro lugar em comparação com os cursos das outras universidades nacionais.

3. UFMG

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), localizada principalmente em Belo Horizonte, está no ranking das melhores universidades do mundo de 2018 e se mantém há 3 anos na faixa entre 551-600. No MEC, possui nota 5.

ufmg

A UFMG tem hoje 20 subáreas classificadas no ranking mundial, revelando homogeneidade na qualidade do ensino. Ficou entre 451-500 na grande área de Ciências Sociais e Administração. Na área de Artes e Humanidades, ficou na 388ª posição; na de Ciências da vida e Medicina, ocupou o 315° lugar; em Engenharia e Tecnologia, alcançou a 398ª posição. Por fim, a área de Ciências Naturais está no grupo entre 451-500.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre o ranking do MEC e sobre a pontuação das melhores universidades do país no ranking mundial, deixe um comentário.