Como lidar com a pressão dos cursinhos pré-vestibular

Uma das principais formas de estudar para o vestibular, aprender bastante e ter uma rotina de estudos são os cursinhos pré-vestibular. Afinal, os profissionais que trabalham em uma escola especializada, principalmente os professores, conhecem muitos macetes para ajudá-lo a resolver as provas, principalmente de universidades próximas à cidade onde estão localizados.

Mas esses profissionais também podem ser bastante rígidos com a questão da rotina de estudos e acabar passando aos alunos uma responsabilidade maior do que muitos podem suportar. E como lidar com isso?

 
PUBLICIDADE


 

Bom, existem muitas maneiras, mas uma delas – e que pode reduzir o nível de estresse – é ouvir tudo o que esses profissionais têm a dizer sobre a maneira de estudar, o tempo a ser gasto com isso e aquilo, etc., mas, ao mesmo tempo, respeitar o seu próprio ritmo. Lembre-se de que não existem regras iguais para todo mundo e que cada um tem sua própria maneira de se organizar. Enquanto uns fazem o cursinho pela manhã e estudam em casa à tarde, outros podem ser mais produtivos indo ao cursinho durante a noite e estudando em uma biblioteca à tarde, por exemplo.

A dica, então, é não levar tão a sério todas as dicas recebidas. Sim, é isso mesmo! Você é que conhece o seu ritmo, as matérias às quais precisa se dedicar mais e aquelas que não exigem tanto estudo. Agora, isso não é motivo para que você se deixe levar pela preguiça. Até porque, se o seu objetivo final for mesmo passar no vestibular, é melhor mandar embora a danada da preguiça. Ouça as dicas dos profissionais, mas monte o seu próprio cronograma, sem esquecer dos períodos de descanso, pois o equilíbrio é fundamental.

Bons estudos!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias