Como fazer para não estourar o tempo do Enem?

O Enem será uma maratona: são 180 questões e uma redação em dois dias, num total de 10 horas de provas. Se você acha que 10 horas é uma eternidade, pegue a calculadora e divida o total de minutos pelo número de questões. Considerando que cerca de uma hora vai ser dedicada à redação, você teria três minutos para resolver cada questão da prova.

Muito? Pouco? Depende. Algumas questões da prova de Ciências Humanas, apesar de haver bastante texto, podem ser respondidas rapidamente. Outras, de Matemática, se leva talvez cinco minutos para resolver. Mas uma compensa a outra, e depende muito do seu tempo para cada tipo de matéria.

É essencial praticar e entender quais as suas dificuldades, além de fazer as provas antigas e avaliar o seu tempo. Primeira dica (tem outras sete lá embaixo): assista às nossas aulas, a maioria possui exercícios no final para praticar 😉 .

Além do nosso Curso Completo, para que você faça uma boa prova e aproveite o máximo do tempo, temos 7 dicas para ajudá-lo a se organizar:

1) Por onde começo a prova?

Do que você gosta mais? Ciências da Natureza ou Ciências Humanas? Então no primeiro dia comece por aí. Isso vai ajudar a manter a confiança até a metade e a cansar menos. Quando passar para a segunda prova, provavelmente vai ter mais tempo do que os três minutos médios que comentamos.

2) Deixo a redação por último?

No segundo dia, você pode até deixar para passar a limpo a redação no final. No entanto, nunca deixe para escrever o rascunho só depois de responder as questões. O ideal é fazer isso no começo, porque a criatividade para escrever exige bastante esforço. Mas deixe o rascunho todo estruturado, com o texto esperando apenas para ser passado a limpo. Uma boa forma de se organizar é dedicar 45 minutos para redigir e outros 15 para escrever na folha de redação.

3) Caçar as palavras-chave

Quando estiver fazendo uma questão, principalmente aquelas com enunciados longos, sublinhe as palavras que são mais importantes. Isso ajuda a agilizar a memória. Outra coisa que você pode fazer nas provas de exatas é desenhar gráficos e colocar os valores no espaços de cálculo. Isso vai adiantar o processo de lógica, dando mais tempo.

4) Resolva as mais fáceis primeiro

Assim como a dica sobre por onde começar a prova, a ordem das questões deve seguir a mesma lógica. Leia os enunciados e confira se você tem facilidade com aquele assunto. Depois de resolver as mais fáceis, passe para aquelas que você deixou em branco.

5) Revise o relógio periodicamente

Nem todos os professores concordam com a lógica de três minutos por questão. Até porque, como falamos, as mais fáceis serão respondidas mais rapidamente, e as mais difíceis devem levar mais tempo. Nossa dica para se organizar é revisar o relógio periodicamente. Divida a prova em quatro, o que dá aproximadamente 22 questões por trecho. A cada bloco de 22 questões resolvidas, veja se usou aproximadamente 1 hora do tempo. Você vai perceber que, resolvendo as mais fáceis primeiro, mais tempo sobra para o final.

6) De olho no gabarito!

Assim como passar a redação a limpo pode levar aproximadamente 15 minutos, considere que os minutos restantes precisam ser suficientes para preencher o cartão de respostas. Uma boa folga é deixar outros 15 minutos para o procedimento final. Ou seja, no último dia você deve reservar cerca de meia hora para passar a limpo a redação, preencher o gabarito e terminar a prova tranquilamente.

7) Relaxe!

Por último, mas não menos importante, um conselho: relaxe! Se você chegar cedo ao local da prova, tiver uma alimentação adequada e dormir bem na sexta e no sábado, terá uma melhor performance e aproveitará ao máximo o tempo. Não adianta ficar estudando até mais tarde. Guarde as energias, a prova vai exigir bastante esforço.