Como fazer meus estudos renderem mais?

Como todo mundo sabe, não existe uma fórmula para estudar. Cada pessoa desenvolve um método de aprendizagem: alguns se debruçam sobre os livros durante horas para compreender o conteúdo, enquanto outros entendem a mesma matéria em poucos minutos. E não é uma questão de inteligência, mas de facilidade de relacionar a teoria à prática.

O segredo é se conhecer e saber seu perfil de estudos. A matéria que você leva mais tempo para assimilar é Física? Então guarde uma horinha a mais para estudá-la. Está se saindo bem nos exercícios de Biologia? Ótimo, mantenha o ritmo!

 
PUBLICIDADE


 

Depois que você souber quanto tempo pode dedicar a cada matéria, prepare um cronograma e uma agenda diária. Se você faz cursinho, o ideal é rever o conteúdo pouco tempo depois que você termina de assistir à aula.

Lazer e descanso para ‘recarregar’ o cérebro

Não deixe de fazer o que você gosta. O lazer ajuda a manter o equilíbrio e recuperar o fôlego para voltar a estudar mais tarde. Cinema e literatura são uma boa pedida, pois as artes estão intimamente ligadas à interpretação de fenômenos sociais, um quesito bastante cobrado no vestibular.

Não deixe de praticar esportes para ativar a circulação e forçar o corpo a colaborar na ativação cerebral – é imprescindível para garantir um bom raciocínio nos estudos. E lembre-se: o importante é ter foco.

Se você tem uma agenda programada, cumpra à risca. Não deixe para fazer depois o que você estabeleceu para fazer hoje. Se você está achando o ritmo puxado demais, tente não agendar tantas coisas.

Em suma: conhecer seus limites, suas capacidades máximas e tirar benefício disso vai lhe ajudar muito a conquistar suas metas. Bons estudos!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias