Como escolher a faculdade certa? Confira 5 dicas

A crescente oferta de opções de instituições de ensino superior tem gerado um novo desafio ao estudante: como decidir entre tantas alternativas, a fim de dar um passo certeiro na sua carreira?

Nesse caminho, existem vários aspectos que devem ser levados em consideração para não se arrepender mais à frente, nem transformar expectativas e sonhos em frustração, perda de tempo e dinheiro.

 

Quer saber como escolher a faculdade certa? Veja, a seguir, 5 dicas que preparamos para você!

1. Verifique a estrutura e as opções oferecidas pela instituição

Uma questão importante a ser observada já de cara é a estrutura oferecida pela instituição de ensino: como é a biblioteca, os laboratórios, as salas de aulas, e quais são as opções práticas de aprendizagem.

Os materiais disponibilizados, os portais do aluno e de oportunidades de trabalho também devem estar no seu radar. Os recursos online são especialmente relevantes no caso de cursos à distância (EAD). Fazer uma visita prévia ao local, em caso de curso presencial, pode ser a receita certa para eliminar todas as dúvidas nesse sentido e ficar mais seguro quanto à decisão.

2. Avalie a localização e a distância a ser percorrida

Se você vai fazer o curso presencial, outro ponto crucial é a localização da faculdade e quanto tempo você levará para chegar até lá. Caso a condição financeira não permita uma mudança de endereço para morar perto da universidade, é muito importante avaliar bem esse último item.

Você pode desperdiçar uma, duas horas ou até mais do seu dia em deslocamento, tempo que poderia estar estudando de forma mais adequada. Além disso, o desgaste e os custos com transporte devem ser levados em consideração. Avalie opções de ônibus regulares e fretados, além de possíveis refeições caso o trajeto seja muito longo.

3. Verifique a reputação da faculdade

O olhar da comunidade e do mercado de trabalho com relação à faculdade também deve ser um aspecto a ser analisado por você antes da escolha. Optar por uma graduação olhando apenas o aspecto financeiro pode ser um grande equívoco.

Essa dica é especialmente importante para quem vai fazer um curso EAD. Muitas vezes, algumas instituições atraem os alunos com preços acessíveis, mas durante a graduação deixam a desejar em qualidade de ensino, de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e até de suporte para dúvidas.

Como escolher a faculdade demanda pesquisa, converse com amigos, professores do ensino médio e até profissionais de RH, no intuito de buscar uma decisão mais assertiva.

4. Observe a nota de avaliação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) realiza um exame para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior e disponibiliza o resultado em seu site. Essa nota é um indicador importante a ser levado em consideração.

A pontuação vai de 1 a 5, sendo que, a partir de 3, a nota é considerada regular. Esse critério é observado também por muitas empresas do mercado de trabalho na hora de selecionar candidatos.

Você também pode analisar a posição em rankings de universidades. Cada lista vai levar em conta diferentes critérios, que podem incluir a qualificação dos professores, as estruturas físicas, a quantidade e a qualidade das publicações acadêmicas, bem como oportunidades oferecidas aos alunos, entre outros.

5. Veja quem são os professores e a grade curricular

Verifique quem são as pessoas que compõem o corpo docente, quais as suas qualificações e experiências de mercado. Muitas faculdades disponibilizam essas informações previamente, por isso, vale a pena pedir antes de fechar a matrícula e até mesmo pesquisar via internet ou contatos próximos.

Se você quer mergulhar de cabeça no lado acadêmico da graduação, você também pode pesquisar os professores na plataforma Lattes. Lá você encontra não só que curso os docentes fizeram, mas também os temas que pesquisam, os artigos e livros que publicam, bem como outros projetos em que se envolvem.

Nessa mesma linha, vale a busca antecipada pela grade curricular que compõe o curso e pelas oportunidades de prática de trabalho. Esses pontos podem levar você a se tornar um profissional mais completo, com melhores perspectivas de colocação.

Viu como escolher a faculdade certa é mais fácil do você imaginava? A vivência acadêmica no ensino superior é vital para o futuro profissional. É por meio dela que o estudante traçará seu caminho — por isso, aproveite as dicas acima, converse com pessoas e busque informações mais detalhadas. A realização dos seus sonhos depende muito do que você fizer neste momento!

Gostou das dicas? Tem alguma outra sugestão para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!