Como decorar a ordem das categorias taxonômicas

A taxonomia ou sistemática é a ciência que estabelece os critérios de classificação e a nomenclatura dos seres vivos. A classificação mais utilizada atualmente (e, portanto, muito cobrada em provas de Enem e vestibulares) foi proposta por Whittaker em 1969 e divide os seres vivos em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Há, ainda, os vírus.

Além do reino, existem outras categorias taxonômicas, a saber: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Essas categorias integram o sistema hierárquico de classificação proposto por Lineu, sendo a espécie a unidade básica e o reino a unidade mais abrangente – logo, da espécie até o reino o número de seres vivos de uma mesma categoria vai aumentando, mas suas semelhanças vão diminuindo.

 
PUBLICIDADE


 

Como se trata de um sistema hierárquico, a ordem dessas categorias é de extrema importância, e por isso você precisa decorá-la. Mas fique tranquilo, não é tão difícil quanto parece! Basta decorar uma palavrinha e você nunca mais vai confundir a ordem das categorias taxonômicas.

ReFiClOFaGE

Isso mesmo: reficlofage – essa é a palavra mágica, que indica a ordem exata das categoria taxonômicas. Veja:

RE – reino
FI – filo
CL  – classe
O – ordem
FA – família
G – gênero
E – espécie

Repita algumas vezes: “Reficlofage – reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie”. Decorou? Viu como é fácil?

Inventar palavras para decorar nomes e fórmulas é uma ótima dica! Ainda que a palavra pareça sem sentido, você vai perceber como é fácil memorizá-las e, assim, evitar confusão na hora da prova.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias