Como começar a estudar para o Enem a partir do meio do ano? Veja 5 dicas

O tempo voou e de repente você se dá conta de que já passamos da metade do ano! Falta menos de 3 meses para o Enem, e agora? Calma, não está tudo perdido!

Com pouco tempo daqui até a prova, o essencial é se organizar. Um bom cronograma de revisão faz com que você consiga estudar tudo o que precisa, mesmo com tão pouco tempo até o Exame.

1. Tenha um plano de estudos

É importante que você organize o conteúdo que precisa ser estudado e divida essas matérias dentro do tempo que existe entre o início dos estudos e o dia do Enem 2019.

Aqui no Vestibular.com.br temos já um cronograma montado para ajudar você nesse processo: no Curso Intensivo, um plano de estudos em 10 semanas ajuda você a revisar todo o conteúdo até o Exame.

Você também pode montar o seu próprio plano de estudos. A gente tem uma matéria que ensina como fazer isso, está neste link.

Curso no boleto

Assine o Curso para o Enem 2020 e pague no boleto. São mais de 400 videoaulas, além de exercícios, simulado e correções de redação! Começar agora!

2. Seja realista com seu tempo

Mesmo que não haja tempo para estudar com bastante calma, se você separar as horas de estudos direitinho, verá que é possível revisar os conteúdos e também fazer exercícios e simulados. E quando for organizar a a revisão, é importante ser realista!

Faça uma agenda que tenha pausas a cada hora e que inclua o horário de comer e descansar, além de uma boa noite de sono. Se faz academia, grupo de jovens, terapia, trabalho, etc, tem que reservar tempo para esses compromissos também.

3. Reveze para manter o foco

Na hora de arrumar as matérias que você vai estudar em cada dia, procure revezar os conteúdos. Lembra como era na escola? Um pouco de Ciências da Natureza, um pouco de Exatas, um pouco de Ciências Humanas. Não esqueça da Redação, que você também precisa praticar nesse pouco tempo até a prova.

Alternar entre os tipos de matéria ajuda a manter seu foco e evita também que você desanime. Sua motivação deve ser a vaga que você quer conquistar na Universidade! Lembre-se de que o esforço dos próximos meses pode fazer toda a diferença.

4. Faça resumos e mapas mentais

Como o tempo é curto, é importante que você faça resumos das aulas que assistir. Assim, pode revisar o que estudou ontem ou na semana passada de maneira rápida. E o melhor de tudo: no resumo, você escreve do seu jeito, então fica mais fácil lembrar das matérias. Anotar macetes também é ótima forma de agilizar e dar aquela força pro seu cérebro.

Sugerimos também que você faça mapas mentais. Além de organizarem o conteúdo de modo visual, eles ajudam a memorizar nomes, datas e conexões entre os assuntos. Afinal, ninguém quer chegar na hora da prova e sofrer o temido branco, né?

5. Faça exercícios e simulados

Além de assistir às aulas e fazer resumos, é importante você exercitar o que aprendeu. Todos os dias, faça exercícios das matérias e confira o gabarito para verificar o que errou e onde restam dúvidas. Aqui no blog a gente tem um post que ensina como transformar seus erros nas questões em mecanismo de estudos.

É importante também que você faça simulados antes da prova. Reserve um tempo e imagine-se lá no Enem, nervosismo e tudo. Além de ajudar a medir o tempo de resolução das questões, o simulado ajuda a preparar emocionalmente e também a identificar conteúdos que precisam ser revisados.

Correção de Redação + Curso Completo

Assine o pacote Semestral por 6x R$ 11,70 e ganhe duas correções de redação por mês!

Quero começar agora!

Mantenha a cabeça no lugar

Se já é comum bater a ansiedade quando há tempo de sobra, imagina agora que falta pouco tempo? Mas manter a cabeça no lugar é vital para que você possa gastar suas energias no que realmente importa: estudar.

Aqui no Vestibular.com.br a gente tem a série de vídeos Cabeça Boa, com dicas rápidas de uma psicóloga para você não “surtar” nesse período de estudos. A gente também tem dicas de como manter a motivação e a concentração aqui no blog, é só clicar ali nas palavras em roxo que você acabou de ler.

E aí, vamos começar? Para ver nosso Curso Intensivo – Plano de Estudos em 10 Semanas, é só você clicar aqui. As primeiras aulas são gratuitas para você conhecer a nossa plataforma e não perder mais tempo! 😉