Carboidratos: um macete para você se lembrar deles

Se você é daquelas pessoas que vira a cara para os carboidratos porque eles engordam – sim, os açúcares! -, está na hora de resolver esse problema. Com o macete desse post, é capaz até de eles virarem favoritos no seu coração.

Vamos combinar que, apesar dos quilinhos a mais, eles normalmente são bem gostosos também! Isso talvez fosse motivo para gostar dos sacarídeos, mas aí muita gente estuda e começa a odiar todos eles por causa dos nomes e classificações.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

Se você acha isso difícil, prepare-se: isso acaba agora!

Composição

Como compostos orgânicos, você já sabe que os carboidratos têm carbono (C) e hidrogênio (H) em sua estrutura química. Além disso, têm também oxigênio.

Alguns carboidratos podem, acompanhando esses três elementos, ter o PSN: fósforo (P), enxofre (S) ou nitrogênio (N).

Fonte de energia

A maioria das conversas “fitness” recomendam cortar carboidratos. Isso porque eles são nossa fonte principal de energia. Essa, aliás, é uma das principais funções desses compostos orgânicos.

A outra função é estrutural, ou seja, compondo tecidos e órgãos que funcionam para manter a estrutura do ser vivo.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Mono, oligo e polissacarídeos

Os famosos açúcares são divididos em três tipos, dependendo do tamanho de suas moléculas.

Os monossacarídeos têm até sete carbonos. Esses “pequeninos” são os carboidratos que o corpo consegue digerir. Exemplos são a pentose do RNA e do DNA, e a hexatose da glicose e da frutose.

>> Assista à videoaula sobre carboidratos

Os oligossacarídeos são como pessoas de 2 metros de altura: grandes, mas nem tanto. Têm até dez monossacarídeos ligados, e para o corpo conseguir digeri-los, precisa primeiro quebrá-los em “pedaços” menores – com até sete carbonos na cadeia, que agora você já sabe que o nome 😉 Exemplos são a lactose e maltose.

Os polisdacarídeos são os compostos grandes, que funcionam como reserva de energia. Agora deu para entender o interesse do pessoal da dieta, né? São também eles que participam da função estrutural. Exemplos são amido e quitina.

E agora, o macete!

Quer lembrar de tudo isso? O nosso segredo é chiclete! Esse chiclete de ouvido aqui:

Curtiu? Então compartilhe com seus amigos!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias