Biologia: conheça 3 macetes para lembrar o conteúdo

Os estudos de Biologia podem se tornar complexos em alguns momentos, especialmente por conta da quantidade de detalhes e de nomes pouco comuns. É preciso ter calma e concentração para que o aprendizado da disciplina não se torne algo difícil.

Há maneiras de facilitar a retenção de conteúdo e, com isso, aumentar a motivação para os estudos. Alguns macetes são extremamente valiosos para fixar os termos e melhorar o nível de aprendizado, mostrando que a Biologia não é nenhum bicho de sete cabeças.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Neste post, trazemos alguns desses macetes para que você tenha maior facilidade na hora de lembrar o conteúdo da Biologia. Isso vai ajudar a desempenhar bem nos exercícios e na prova. Confira!

1. Frases em que iniciais têm significado

Um dos métodos mais antigos que os professores ensinam é o da memorização por meio de frases que, de início, não fazem o menor sentido! Entretanto, o segredo está nas iniciais de cada uma das palavras. Veja um exemplo:

Todo Mundo Sofre Com Pequenas e Grandes Doenças

Essa frase ajuda a identificar doenças causadas por bactérias, pois as primeiras letras são nomes dessas enfermidades:

– Tétano; M – Meningite; S – Sífilis; C – Cólera; P – Pneumonia; G – Gonorreia; D – Difteria.

Também tem um macete para aprender as doenças causadas por vírus 😉

Mãe Gestante Bem Nervosa

Esse exemplo é divertido e suas iniciais ajudam a memorizar as fases do desenvolvimento embrionário:

– Mórula; G – Gástrula; – Blástula; N – Nêurula.

Frases como essas podem ser usadas para diversos conteúdos, e o método pode ser desenvolvido por qualquer um. Basta observar sua dúvida e criar sequências a serem memorizadas, com as iniciais tendo significado, conforme os exemplos mostrados.

>> Confira macetes para decorar as fórmulas de Física

2. Paródias com conteúdo informativo

As paródias são ferramentas interessantes e conquistam cada vez mais espaço nas salas de aulas. Esse hábito começou com professores que optaram por desconstruir o processo educativo, de modo que isso facilitasse a vida do aluno.

Não é assinante?

Estude com a gente!

O método consiste em alterar a letra de canções famosas, inserindo nelas informações referentes a algum assunto que faça parte da disciplina. O método é divertido e bem intuitivo, oferecendo bons resultados.

Confira abaixo alguns vídeos que podem ajudar você a lembrar dos conteúdos de Biologia:

Clicando aqui você também pode ver algumas letras de paródias desenvolvidas com a finalidade de ajudar na memorização. Quando sentir uma necessidade específica, lembre-se de que também pode criar as suas paródias, basta deixar a criatividade fluir!

3. Associação às siglas

Uma outra maneira de memorizar é associar o conteúdo às siglas que contenham as iniciais desses termos mais complexos de Biologia. Apesar de muito simples, essa técnica tem grande eficácia, desde que a associação seja feita de modo simples e descomplicado.

Veja alguns exemplos dos mais básicos de conteúdos que geralmente causam dificuldades aos alunos:

Classificação dos seres vivos

Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Sigla para gravar: ReficofageRE FI FA E

Bases nitrogenadas

rica, Guanina e Adenina.

Sigla para gravar: PulgaPU / L /(o “L” entra apenas para a palavra fazer sentido e melhorar a memorização).

Pirimidina, Timina, Uracila e Citosina

Sigla para gravar: Pituco = Pi / T / U / C / O (a letra “O” não tem valor, entra apenas para ajudar na memorização da sigla).

Com esses macetes o aprendizado, estudo e memorização dos assuntos de Biologia ficarão mais fáceis e acessíveis a partir de agora! Lembre-se que você pode adaptar e criar suas próprias frases, siglas e expressões usando esses conceitos. Tem outra dica valiosa? Nos diga nos comentários!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias