Muitos estudantes querem manter uma boa rotina de estudo, porém, possuem algumas dificuldades em acompanhar a carga de matérias e acumulando suas tarefas.
Esse atraso nos estudos dificulta, principalmente, em época de vestibular e provas, provocando angústia no aluno e até comprometendo o desempenho nos resultados.
Pensando nisso, separamos alguns pontos para te ajudar a organizar os estudos e evitar uma lista gigantesca de coisas atrasadas. Quer saber mais? Confira essas 5 dicas.
1. Comece pela organização
Separe os seus compromissos do dia a dia e marque em uma agenda, pontuando os horários ocupados. Dessa forma, só de anotar você já consegue melhor visualização e direcionamento dos afazeres, evitando perder os prazos ou atrasar ainda mais os estudos.
Algumas ferramentas podem ajudar, como o calendário do celular, aplicativos ou a própria agenda física. Depois de listar os compromissos, pense nas matérias.
Durante os períodos que restaram, separe uma quantidade x de horas para cada atividade — incluindo leitura, exercício, revisão, etc. Uma boa opção é montar um plano de estudo, separando as tarefas que fará, equilibrando as matérias semanalmente.
2. Foque nos seus pontos fracos
Não adianta usar 4 horas para a redação e 2 para matemática se a sua dificuldade é nos cálculos. Afinal, você demora mais para estudar a matéria que sente dificuldade, pois terá mais dúvidas e precisará de tempo para entender as questões. A divisão errada pode gerar ainda mais problemas, como:
- dificuldade na continuidade da matéria, formando um ciclo vicioso;
- maior atraso nos estudos, diminuindo as chances de colocar as obrigações em dia;
- tempo perdido para um único exercício, resultado da falta de prática e conhecimento.
3. Use suas habilidades e recursos
Se você se dá bem com a tecnologia e está sempre conectado, aproveite essa facilidade e abuse de:
- e-readers para adiantar a leitura na volta com o ônibus, como Kindle e Lev;
- aplicativos de testes para lembrar de assuntos importantes como Perguntados e QuizUp;
- apps para treinar idioma como Duolingo, Babbel e HiNative;
- sites para organização de tarefas, como o Trello.
Outra dica é buscar plataformas de apoio online, com exercícios explicados passo a passo, redações comentadas, simulados antigos, livros em PDF ou outras formas de acesso ao conteúdo.
O YouTube, por exemplo, é recheado de videoaulas com bons professores de diversos assuntos, tirando dúvidas e dando dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.
4. Pesquise técnicas para produtividade
A produtividade é essencial para não perder o foco, procrastinar ou acumular matéria. Com o plano de estudo já fica mais fácil, mas, se você tem tendência para “enrolar”, técnicas de produtividade são ótimas opções. Duas técnicas muito eficientes são:
- Pomodoro: divisão de 25 minutos para atividade x, descanso de 5 minutinhos e mais 25 minutos para atividade y. Lembre-se: esses 25 minutos são de pura concentração e foco, assim, seu dia renderá muito mais;
- GTD (Get Things Done): a ideia é pegar seu planejamento mental e colocar tudo no papel, “liberando espaço” para seus pensamentos. Ela é resumida em 5 verbos: coletar, processar, organizar, revisar e executar, sendo fortemente recomendada para quem quer melhorar a rotina.
5. Reserve um tempinho para você
É isso mesmo que você leu, a última dica é separar um tempinho para descansar. Os 5 minutos entre uma tarefa e outra são essenciais, neles você pode se alongar, beliscar um lanchinho ou descansar.
Separar um período maior no final dos estudos ajuda a liberar o estresse, organizar os pensamentos e não se desesperar. Ninguém é de ferro, então não ignore o tempo de descanso para evitar consequências, como:
- baixa produtividade devido ao cansaço do corpo;
- dificuldade na concentração;
- doenças pela baixa imunidade;
- humor instável influenciando no seu dia a dia.
Tudo isso aumenta o atraso nos estudos, então não se esqueça de equilibrar as obrigações para o aprendizado e o cuidado com você mesmo. Gostou das nossas dicas e quer compartilhar algum insight conosco? Comente neste post para sabermos sua opinião.
Ótimas dicas,agora sei no que estou errando. Vou aplicar essas 5 dicas de estudo. Acho que vai dar certo é vou passar para os amigos.