A duração do dia e o distanciamento entre a Terra e a Lua

Você sabia que nem sempre os dias tiveram 24 horas, como acontece atualmente? Pesquisas sugerem que, há milhões e milhões de anos, o dia na Terra possuía cerca de 8 horas apenas, e que a Lua foi se afastando do nosso planeta, aumentando cada vez mais essa duração.

Um estudo da University College, de Londres, afirma que esse distanciamento entre a Lua e a Terra acontece porque a velocidade de rotação do nosso planeta está diminuindo com o passar do tempo. Como as velocidades de rotação dos dois corpos são inversamente proporcionais, quando a Terra perde o ritmo, a Lua acelera, fazendo com que ambos se distanciem.

 

Os cientistas acreditam que esse distanciamento seja de aproximadamente 3,78 centímetros por ano, e que hoje a Lua e a Terra estão 18 vezes mais distantes uma da outra do que na época de seu surgimento. O que isso mudará no nosso planeta? Bem, em bilhões de anos, os dias na Terra ficarão mais longos, os invernos mais frios e os verões mais quentes.

Mas o estudo também aponta que chegará um momento em que o planeta e o satélite entrarão em equilíbrio e não mais se distanciarão. Porém, quando esse dia chegar, o Sol já terá se expandido, tornando-se um gigante vermelho e devorando tanto a Terra quanto a Lua. Mas isso já é outra história…