A decomposição da luz branca e suas cores originárias

Como você deve lembrar das aulas de Física, a luz branca (luz solar), na verdade, é composta pela combinação de sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Ao sofrer refração, a luz branca se decompõe em suas cores originárias, como demonstra a imagem abaixo, na qual o triângulo representa um prisma de vidro:

5 Prisma

Isso acontece porque, tal como os meios de propagação e o ângulo de incidência, a cor da luz é um dos fatores determinantes para o desvio. Ou seja, cada cor componente da luz branca sofre um desvio diferente ao entrar em contato com um novo meio de propagação.

 

Lembra dos fenômenos ondulatórios? A refração é um deles – e a Ondulatória é um tema bem frequente no Enem e nos vestibulares, então vale a revisão!

aureo-fenomenos-ondulatorios

Mesma ordem sempre

A ordem dessas cores é sempre a mesma, quaisquer que sejam os meios inicial e final de propagação da luz. É importante você decorá-la, pois além da luz branca as questões pode falar em infra-vermelhoultra-violeta – e aí você já sabe que “infra” é “abaixo de”, e “ultra” é “acima de”.

Mas não se preocupe, nós temos a dica perfeita para ajudá-lo a não confundir mais essa ordem:

No Mar Vermelho Alá amanheceu. Ao ver o azul do mar, anunciou a vida.

  • Vermelho: Vermelho
  • Alá: Alaranjado
  • Amanheceu: Amarelo
  • Ver: Verde
  • Azul: Azul
  • Anunciou: Anil
  • Vida: Violeta

Outro Macete é pensar na bandeira do Brasil e na simetria das outras cores. Assim, você tem

V A (Amarelo, Verde, Azul) A V

De um lado e de outro da bandeira, as letras se espelham. Aliás, mesmo sem a bandeira, veja:
V – A AVA A – V.

É nessa ordem que as cores estão dispostas no arco-íris, já que o arco-íris também se forma a partir da decomposição da luz solar (luz branca).

Curtiu este macete? Então siga a gente no Facebook e no Instagram e receba mais dicas como esta!