A cobrança de impostos é uma prática mais antiga do que você imagina!

Você sabia que impostos em geral existem desde a Pré-História? Claro, em sua origem os impostos eram bem diferentes do que conhecemos hoje.

Quando se fala na história dos tributos, é comum a referência à Pré-História, momento em que começam a surgir as primeiras comunidades. Inicialmente, os tributos eram presentes oferecidos voluntariamente, primeiro, aos deuses e, depois, aos líderes e guerreiros.

Obrigatoriedade

Em seguida, guerras e batalhas tornaram a contribuição obrigatória. Perdedores deviam entregar parte ou a totalidade do que tinham aos vencedores.

Com a formação dos Estados, os súditos passaram a ter que pagar impostos aos soberanos. É possível saber mais sobre este período com as nossas aulas de Idade Média. E se preferir ler mais sobre essa história, recomendamos este site.

História recente

Uma peça de cerâmica descoberta recentemente e que atualmente se encontra no Canadá permite afirmar que impostos de transferência de propriedade já eram cobrados no Antigo Egito. De acordo com esta reportagem, a prática de cobrança de taxas pelo Estado surgiu na região a partir da chegada de Alexandre, O Grande.

Brice C. Jones, pesquisador da Universidade de Concórdia (Montreal, Canadá) explica que a peça encontrada equivale a um recibo de pagamento de impostos. E a quantia é enorme: mais de 100 kg em moedas! O pesquisador afirma que a peça remonta ao período ptolemaico egípcio, entre 323 a.C. e 30 a.C.