7 razões para estudar com videoaulas na internet

Cientistas têm estudado as vantagens de suportes visuais para a memória e para o processo de aprendizagem há pelo menos três décadas. E em pleno século 21, é claro que esses estudos não poderiam se afastar do uso de vídeos como material de estudo.

Mas afinal, quais as vantagens de optar por videoaulas?

01-videoaulas

1. Flexibilidade

Estudar com uma videoaula dá a você a flexibilidade de onde, quando e como. Pode ser em casa, na biblioteca, até na praça: você só precisa de um dispositivo conectado à internet.

02-videoaulas

Pode ser computador, tablet, celular, o que ficar melhor e mais fácil para você. E também pode ser a qualquer hora. Na fila do banco, no ônibus ou no trem, no consultório do dentista. E se chegar a sua vez no dentista, você pode pausar e continuar depois. Aliás, você pode voltar e ver de novo quantas vezes quiser ou precisar.

 
PUBLICIDADE


2. Custo reduzido

03-videoaulas

Como as únicas coisas que você precisa para estudar com videoaulas são um aparelho que rode vídeos e uma conexão à internet, seus custos são bem menores do que em um cursinho presencial. O material didático já está na tela, você pode anotar o que quiser, com toda a calma do mundo.

04-videoaulas

A internet você já acessa, seja em uma conexão particular ou em uma rede pública, como em bibliotecas, na escola, em shoppings.
Mas e a assinatura? No caso do Vestibular.com.br, por exemplo, ela custa R$ 29,90 por mês, e atualmente está em promoção por R$ 9,90 (e inclui uma correção de redação por mês!). Você conhece algum cursinho presencial que custe isso?

05-videoaulas

Outro aspecto mais barato é o deslocamento: você não paga passagem para chegar à sala de aula presencial, e também não perde esse tempo de transporte de um lugar ao outro – tempo que você pode usar para estudar ou para descansar um pouco.

06-videoaulas

3. Aprendizado e memória

As imagens em movimento permitem que você aprenda alguns processos de forma visual. O motor de um carro, por exemplo, não pode ser levado para dentro de uma sala de aula, mas pode ser mostrado em um vídeo, em um gif. E de novo: você pode pausar e ver bem aquele detalhe que só no livro talvez não ficou claro.

07-videoaulas

E aí entra a questão da memória. Falar sobre “irradiação no vácuo” é abstrato (alô? alguém já esteve no vácuo e sabe como as coisas irradiam de lá?), mas quando o professor fala do calor do Sol (ah, saudades do verão, né?) tudo começa a fazer sentido.

08-videoaulas

4. Profissionalismo

Usar vídeos para estudar requer, ainda, profissionalismo. É claro que você pode achar algum vídeo na internet com um aluno de ensino médio apresentando um trabalho em sala, mas se a gravação estiver toda tremida, o áudio ruim, os outros colegas falando ao redor… dificulta, não é?

09-videoaulas

Em uma videoaula, o conteúdo já está na apresentação, organizado com os principais tópicos. Se você quiser anotar, não precisa ser um monte de garranchos: você dá pause, anota e dá o play de novo. Sem contar que o áudio é limpo e claro.

5. Interatividade

Talvez você se questione como fica para o aluno quando ele tem dúvida. Na sala, você levanta a mão.

10-videoaulas

Mas e na internet? Você pode mandar um e-mail para a equipe de professores, sugerir temas, tirar dúvidas. Também pode deixar um comentário. Há, ainda, conteúdos relacionados, em que você pode achar sua resposta antes mesmo de fazer a pergunta. As tags também facilitam.

11-videoaulas

A interatividade também está em você fazer seu próprio caminho. A forma de conectar os conteúdos é uma coisa bem pessoal, mas em um ambiente com 30, 40 alunos, não dá para atender o jeito de cada um. Com videoaulas online, você estuda no seu ritmo, do seu jeito.

12-videoaulas

6. Personalização

Note que, mesmo que você faça seu próprio caminho, a internet permite que a plataforma ajude você a direcionar seus estudos. Além de assinar conteúdos especiais, você pode informar seus principais interesses e receber apenas conteúdos relacionados a eles. A plataforma também consegue identificar os conteúdos de maior importância, e assim oferecer exatamente o que o estudante busca.

13-videoaulas

7. Autonomia

Além de poder seguir seu próprio caminho, pesquisadores também sugerem que o estudo com vídeos amplia as oportunidades de aprendizado e a capacidade de solução de problemas. Isso se traduz em melhor aproveitamento em outras situações, quando ele precisa se virar sozinho – por exemplo nas provas de Enem e vestibulares.

14-videoaulas

15-videoaulas

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias