6 tópicos de Química que você deve revisar para o Enem

As questões de Química do Enem, que estão na prova de Ciências da Natureza, costumam focar em temas relacionados a ecologia e meio ambiente. Dentro desse leque, seis conteúdos têm sido frequentes nos últimos anos. Para ajudá-lo a ir ainda melhor na prova, vamos apontar os temas e criar um roteiro para que você possa estudar.

Uma boa forma de revisar todas as questões é baixar as provas antigas do Enem aqui e aproveitar para treinar. Provavelmente boa parte delas têm questões que você já respondeu em algum momento dos estudos, e isso é ótimo. Refazê-las é mais uma forma de memorizar o conteúdo. Você verá que a grande maioria trata dos seguintes temas:

1) Estequiometria

Começamos pela estequiometria, que são os cálculos efetuados para descobrir a quantidade de determinada substância (regente ou produto) envolvida em uma reação química. Lembre-se de revisar quais são as grandezas químicas antes de começar a fazer os cálculos estequiométricos nas questões da prova.

2) pH e Neutralidade

A solução é neutra, ácida ou básica? As substâncias em geral podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH ou pOH. Lembre-se que eles representam a concentração dos íon H+ e OH-. No caso do pH, 7 é neutro, valores menores são mais ácidos e valores maiores são básicos. O número representa quantas casas depois da vírgula está a grandeza da concentração.

Vale recordar também o Princípio de Le Chatelier. Ele diz o seguinte: quando se exerce uma pressão em um sistema em equilíbrio (seja pressão ou temperatura), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza essa ação. Por último: um meio neutro é quando a concentração dos íons H+ e OH- é igual.

3) Termoquímica

A termoquímica é a parte da matéria que estuda a quantidade de calor liberada ou absorvida em uma reação. A reação endotérmica absorve calor para a efetuar a reação. Um exemplo é a fotossíntese, que usa a luz solar para produzir glicose e oxigênio.

A reação exotérmica é exatamente o contrário. Depois da reação, o calor é liberado. A queima do gás de cozinha, que usa oxigênio para liberar calor, gás carbônico e água, é um exemplo.

4) Oxidação

As reações de oxirredução, também denominadas oxidação-redução ou redox, são aquelas que transferem elétrons de uma substância para outra. A oxidação ocorre quando há perda de elétrons por um reagente, e a redução se dá ao se ganhar elétrons por um reagente.

Temos um ótimo resumo com conceitos fundamentais da matéria. Também ensinamos como se faz o balanceamento de uma reação, que é a parte mais importante desse tópico.

5) Equilíbrios químicos

Revise o conceito de equilíbrio químico, que ocorre quando a velocidade da reação direta é idêntica a da reação inversa. Cada reação possui uma constante de equilíbrio, representada por Kc. Quando há um gás na reação, analisa-se a pressão e a variável muda para Kp.

Não deixe de ver a diferença entre equilíbrio homogêneo e equilíbrio heterogêneo.

6) Funções orgânicas

As funções orgânicas são, provavelmente, a parte mais ampla de Química. Jamais chegue a esse conteúdo sem antes revisar a Teoria de Arrhenius, os ácidos, as bases, os sais e os óxidos, que são funções inorgânicas. Depois, mais do que se apegar aos nomes dos compostos, procure entender quais as funções deles no meio ambiente, tema que é foco nas questões de Química.

Enfim, a Química é uma das ciências que mais tem conteúdo. Se você foi bem ao longo do ano, tente revisar esses seis pontos e procure fazer exercícios de matérias que ainda trazem dúvidas. Ainda há tempo, vai com fé 😉