6 dicas para passar direto no vestibular

Passar em um vestibular concorrido é um dos maiores desafios da vida profissional de qualquer pessoa. Entrar na faculdade é o sonho de muita gente, porém, dependendo da concorrência, esse sonho pode ser algo muito difícil de realizar.

Alguns estudantes passam anos e mais anos tentando conquistar uma vaga na faculdade desejada e acabam não conseguindo, outros, desistem sem ao menos prestar vestibular, pois acreditam se tratar de um objetivo impossível.

Pensando em ajudar você, que deseja passar direto no vestibular, preparamos algumas dicas que te ajudarão a atingir a tão sonhada meta. Confira!

1. Defina a metodologia de estudo mais adequada para você

Existem inúmeros métodos de estudo que funcionam de verdade, porém, nem sempre o que é bom para seu amigo vai funcionar com você.

Há quem prefira estudar com horários definidos, uma ou duas matérias por dia. Outros optam pelo ciclo de estudos, onde não definem uma matéria por dia, mas um tempo para cada matéria, passando para a próxima somente quando terminam a anterior.

Descubra qual método é o ideal para você. Você aprende melhor com videoaulas ou apostilas? Se dá bem estudando sozinho ou precisa do cursinho presencial? Depois de pensar sobre essas questões, defina suas metas e monte um planejamento de estudos.

2. Crie uma rotina de revisões

O segredo da maioria dos aprovados de primeira nos vestibulares são as revisões. Isso mesmo, não adianta estudar sem parar e nunca rever o conteúdo passado, pois nosso cérebro esquecerá facilmente daquilo que não foi reforçado.

O ideal é preestabelecer momentos para recapitular o assunto visto. Antes de iniciar uma nova matéria reveja o que estudou anteriormente e, pelo menos uma vez na semana, revise todo o conteúdo.

3. Elabore resumos e mapas mentais

Alguns conteúdos precisam apenas de uma leitura aprofundada para serem assimilados, mas existem aqueles que só entram no nosso cérebro de vez após várias e várias revisões.

Os resumos e os mapas mentais são ótimas formas de esclarecer conteúdos difíceis. Escolha um método e adote. Veja qual dos dois funciona melhor para você, ou utilize ambos, elaborando-os durante os estudos e utilizando-os posteriormente nas revisões. Muitos aprovados garantem que se não fossem esses métodos não teriam conseguido a tão sonhada vaga.

4. Faça muitas questões e conheça o estilo das provas

Além de se planejar muito bem, definir o método de estudo e sempre revisar, os vestibulandos precisam praticar. Só assim você poderá verificar se o conhecimento realmente está sendo assimilado, além de conseguir ter uma noção de como anda seu desempenho e identificar os pontos que precisam ser reforçados.

Procure responder diversas perguntas sobre o assunto e não deixe de fazer questões das provas passadas do vestibular que prestará, assim saberá onde está pisando.

5. Se prepare para o vestibular fazendo simulados

Agora uma das dicas mais importantes e que as pessoas menos colocam em prática, mas que pode fazer toda a diferença: faça simulados.

No site da própria universidade costumam ser disponibilizadas as provas anteriores. Pegue os cadernos de questões dos últimos três anos e faça o teste dentro das regras do vestibular, reservando um tempo adequado, um lugar tranquilo e sem interrupções, e utilizando apenas o material que será permitido no dia.

6. Faça um bom planejamento para o grande dia

Sempre que for realizar uma prova, tenha uma boa organização. Verifique o local com antecedência, chegue cedo, evite situações estressantes e esteja com seu material preparado. Além disso, planeje-se para a prova em si, verificando a quantidade de questões e quanto tempo terá para realizar cada uma.

Alguns vestibulandos preferem fazer a prova da primeira até a última questão, nessa ordem, outros optam por iniciar pelas que tem mais facilidade. Isso você conseguirá definir durante os simulados.

Dessa forma você evitará imprevistos e realizará o vestibular com mais tranquilidade _ o que contribui muito para que você consiga um bom resultado.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os segredos para passar no vestibular!