5 temas de Química que mais caem no Enem

No Enem, alguns assuntos da Química (dentro da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias) repetem-se todos os anos. Mesmo com enfoques diferentes, os temas questionados recaem sobre as mesmas áreas de estudo. Selecionamos cinco deles para você revisar e tirar dúvidas com as nossas videoaulas.

1. Relações com o meio ambiente

Poluição do ar e da água, desastres ambientais, subprodutos industriais. Esses são alguns dos assuntos do cotidiano que envolvem conceitos da química. A chuva ácida, por exemplo, é uma reação química entre a água da chuva e poluentes presentes no ar. A prova do Enem gosta de trazer esses problemas ambientais como pano de fundo para questionar o aluno sobre o aspecto químico do problema. No caso da chuva ácida, presente na prova de química em cinco questões nos últimos cinco anos, o ponto principal da questão era o pH – que, aliás, também aparece em questões mais ligadas à Biologia. Assista à aula do professor Lenine Veiga para entender tudo sobre pH:

captura-acido-base

2. Cálculos químicos

São três conceitos básicos que só na última prova já resolveriam três questões: massa atômica, molecular e molar. A relação básica entre a abstração química e a quantidade realmente palpável de elementos usados em reações é relevante em qualquer questão, mas algumas delas pedem contas simples, em que a interpretação é a chave. O professor Lenine Veiga ensina o que é cada um desses conceitos e como encontrá-los no enunciado:

captura-calc-qmc

3. Solubilidade

É outra “queridinha” do Enem, que deu o ar de sua graça sem parar desde 2011. Em geral, aparece associada com forças intermoleculares, ou seja, características das ligações químicas, ou então relacionadas a outras propriedades, como ponto de fusão e ebulição. Vale notar, também, que a solubilidade tem forte relação com a poluição. O professor Lenine Veiga detalha tudo o que você precisa lembrar sobre essa propriedade na aula abaixo:

captura-solub

4. Polaridade

A polaridade não tende a cair sozinha, mas também desde 2011 marca presença ano a ano. Mas é uma propriedade das ligações que influencia em outros aspectos, como a solubilidade, que acabamos de mencionar. Nas questões, entender sobre a polaridade pode ajudar a eliminar uma alternativa errada, bem como já no enunciado saber de que área de estudo será a questão. Além disso, é uma propriedade essencial para entender a ação de sabões e detergentes, outro tema que o Enem tem trazido com frequência. O professor Lenine Veiga aborda exatamente a questão da polaridade e suas relações na videoaula abaixo:

captura-polarid

5. Ligações químicas

Se o Enem não questiona exatamente sobre elas, acaba perguntando sobre propriedades físico-químicas de compostos – que, no caso, são justamente determinadas pelo tipo de ligação entre suas moléculas. Condutibilidade elétrica, pontos de fusão e ebulição, além da já citada polaridade são algumas características mais cobradas. A ponte de hidrogênio é a ligação mais “especial” para a prova, mas é bom aproveitar para revisar mais do que isso, né? Confira abaixo o que o professor Lenine Veiga tem a dizer sobre as ligações covalentes – ou veja todas as aulas sobre disponíveis sobre ligações químicas.

captura-coval

Com essas dicas, já dá para começar a focar os estudos para o Enem nessa reta final do ano. Ficou com dúvida em conceitos básicos, ou quer estudar outros conteúdos de Química para o Enem? Confira nossas videoaulas de Química.

Bom estudo! 😉