4 dicas sobre como escolher o melhor curso pré-vestibular

A vida do vestibulando é cercada por escolhas: qual carreira seguir, a universidade que melhor atende seus desejos, por exemplo. Mas uma decisão, antes de tudo, será crucial para o seu desempenho nos processos seletivos: como se preparar para enfrentar as provas?

Escolher curso pré-vestibular é a melhor opção. Você terá professores para ensinar e tirar dúvidas, material de qualidade para orientar seus estudos e uma programação a seguir. Essas são as chaves para um bom planejamento, que farão com que seu tempo seja otimizado e seus esforços, recompensados.

 

Mas sabemos que há inúmeras possibilidades, entre cursos presenciais e online, para escolher. Neste post, vamos lhe ajudar a descobrir o melhor para você!

1. Faça uma autoavaliação

Responda com sinceridade: você estuda melhor sozinho ou junto com outros colegas? Consegue organizar um período de dedicação sem distrações na companhia de mais pessoas? Ou reservar um tempo, em silêncio e isolamento, para as lições é mais efetivo na sua aprendizagem? Pense nesses fatores para escolher entre um curso online ou presencial.

Outro ponto a ser considerado: você aprende melhor por meio de imagens, vídeos, resumos, textos ou áudio? Teste essas opções e observe com qual os conteúdos são mais bem absorvidos. E então escolha a instituição que oferecer mais materiais didáticos no formato escolhido por você.

2. Escolha o curso vestibular que caiba no seu bolso

Investir em um curso preparatório para ingresso no ensino superior é investir no seu futuro. Tenha isso em mente quando for avaliar a escola em relação ao preço. Mas, antes de tudo, uma boa pesquisa vai lhe dar um norte nessa escolha.

Que tal fazer uma planilha com os preços que encontrar? Vai ficar mais fácil visualizar e escolher o melhor custo benefício, dentro de sua realidade financeira. Leve em conta itens como qualidade das aulas, material didático, listas de exercícios, atividades extras. O Vestibular.com.br, por exemplo, oferece o plano de estudos, correção de redação, questões com resolução em vídeo e conteúdo complementar, além das videoaulas com professores experientes e qualificados.

E não esqueça: o curso online sempre apresenta a vantagem de não exigir gastos com locomoção. Costuma sair mais barato para quem não tem nenhuma escola próxima de onde mora.

3. Considere o tempo que você tem disponível

Conquistar aquela boa posição na lista de aprovados demanda tempo, foco e esforço, você sabe. Então, não tem jeito: programe tempo suficiente para o seu curso dentro da sua rotina.

E mais: lembre-se que determinadas matérias podem parecer mais difíceis para você, ou dúvidas podem aparecer, obrigando você a estudar mais um pouco. Então, entre os compromissos escolares e a sua rotina do dia a dia, considere o curso que se encaixa no seu tempo disponível.

O curso online leva vantagem de novo: você vai poder fazer as aulas na hora em que quiser. Isso vai flexibilizar também o tempo que terá para se dedicar a exercícios, reforços, leituras extras.

4. Pergunte

Escolher curso pré-vestibular é uma novidade para você, então pergunte tudo o que puder sobre ele. Se você se interessar em um curso online, por exemplo, vá até a página no Facebook, ou pegue o e-mail, e tire suas dúvidas. Se a preferência for um presencial, converse com quem já frequentou. Direcionando as suas próprias questões, fica mais fácil entender qual curso será mais adequado para você!

Com essas dicas, escolher o curso pré-vestibular perfeito para você vai ficar superfácil! E a universidade estará logo ali.

Quer saber mais sobre vestibular? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão os posts do blog!