4 dicas para se concentrar para estudar

Tanto para quem se prepara para um vestibular quanto para quem estuda para a prova do Enem, a concentração é essencial. Isso porque não se pode perder tempo com distrações e outras situações que tomam a nossa atenção além dos conteúdos. Ainda mais quando a prova se aproxima e com isso o prazo fica apertado para se dedicar. Mas, então, como se concentrar para estudar?

Além de ter um plano de estudos, essa questão pode ser solucionada alterando alguns hábitos do estudante. Por exemplo, é preciso mudar a relação com aparelhos eletrônicos e até buscar um caminho mais solitário.

 

Mas não é só isso! Neste texto você confere 4 maneiras de manter a concentração durante os estudos.

1. Escreva à mão em vez de digitar

Obviamente você já deve ter reparado que os movimentos que você faz na mão ao digitar são diferentes daqueles que você usa para escrever. O que provavelmente você não sabe é que isso interfere na concentração para estudar.

Quando você escreve à mão, o seu cérebro consegue prestar mais atenção nessa habilidade manual. Diferentemente do ato de digitar, que é mais superficial para a concentração.

Por isso que às vezes você erra mais ao digitar do que quando escreve à mão, já reparou nisso? Até mesmo o processo de memorização quando se escreve é melhor. Além disso, você pode fazer resumos em forma de mapas mentais, também à mão, exercitando tudo ao mesmo tempo.

2. Estude só você

Amigos são ótimas companhias para muitas coisas na vida. Mas para estudar, é melhor dar um tempo. Por mais que eles sejam muito dedicados aos estudos, a concentração tende a decair em estudos em grupo.

Sendo assim, prefira estudar solitariamente. Você terá mais condições de prestar atenção apenas naquilo que está à sua frente. Aproveite esse momento e explique a matéria para você mesmo. Assim, você consegue reparar no que tem apreendido ou não.

3. Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Não adianta dar um tempo nos estudos em grupo e ficar cercado de aparelhos eletrônicos. Eles são uma distração até mesmo para aqueles estudantes que são superdedicados.

Desligue todos os dispositivos que você não vai utilizar para estudar. Se não for usar a internet para os estudos, desligue-a também. O computador ligado muitas vezes faz com que a gente fique na vontade de dar uma olhada rápida nas redes sociais. Aí, acabou a concentração nos estudos!

4. Estude em um local bem organizado

Já pensou em estudar em um lugar cheio de coisas amontoadas e objetos por todo lado? Provavelmente você vai perder a concentração e seu tempo buscando o que precisa em meio a tanto alvoroço.

O ideal é estudar em um lugar bem organizado. Separe seu material de estudos e deixe-o no mesmo lugar todos os dias. Utilize também etiquetas para colocar os nomes das disciplinas nas pastas de estudo. Assim, não vai faltar foco para estudar.

Essas foram algumas dicas para se concentrar para estudar. Aproveite para aplicar esses hábitos fazendo uma dissertação-argumentativa. Esse tipo de atividade é essencial em muitos vestibulares e para o Enem. E para desenvolver as habilidades necessárias, você terá que exercitar bastante a sua concentração.

Gostou dessas indicações? Fique por dentro de outros assuntos seguindo a nossa página no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram.