4 dicas para aumentar a motivação para estudar

O período de estudos para o Enem e o vestibular é uma época de muita dedicação, mas que também traz muitos questionamentos e cansaço físico e mental, não é mesmo? Manter em alta a motivação para estudar é fundamental para o sucesso!

Estar disposto influencia diretamente na quantidade de tempo praticando as matérias e nos níveis de concentração durante as atividades. A motivação pode se perder durante momentos de dificuldade, e depende do próprio estudante mantê-la sempre em dia. Mas como fazer isso?

 

Algumas dicas são fundamentais para manter-se sempre focado e disposto para estudar para a prova. Veja a seguir cinco dicas para manter a motivação dos estudos em dia!

1. Trace objetivos

Quais são seus objetivos nos estudos das disciplinas? Você sabe, de fato, a importância de passar para um vestibular. Muitas vezes nossas motivações não são tão bem definidas por nós mesmos. Seja claro, enfático e ambicioso no seu objetivo.

Defina qual margem da nota que quer tirar no vestibular, quantas questões acertará e qual seu índice de aproveitamento na prova. Objetivos que desafiam a nós mesmos são ótimos para nos deixar animados e focados nos estudos.

2. Defina metas

Definir pequenas metas ao longo do estudo pode nos trazer a sensação de dever cumprido, o que é fundamental na caminhada da aprovação no Enem ou no vestibular. Isso pode ser feito, por exemplo, no fluxo de seu plano de estudos.

Defina uma meta, por exemplo, de 10 exercícios de Matemática a serem realizados por dia. Bater essas metas certamente aumentará sua confiança para os estudos, e fará com que você se mantenha motivado a seguir em frente.

3. Recompense a si mesmo

A maior recompensa no vestibular ou no Enem é poder passar para uma instituição renomada e estudar no curso que tanto sonhou. Entretanto, o caminho de estudos é árduo e requer pequenos presentinhos para se manter firme e acordado!

Brinque consigo mesmo! Se conseguir ler sobre todo um tema específico relacionado a uma disciplina em duas horas de estudo, dê-se o direito de comer uma barra inteira de chocolate! Essa vale a pena, hein?! Ou, se conseguir realizar determinados números de exercícios, você pode passar uma hora jogando online no computador ou no videogame. Aí sim!

Essas atitudes sempre te deixarão motivado para seguir disposto e focado nos estudos.

4. Pense na sua motivação para estudar

Todo esforço que fazemos em nossas vidas são por conta de motivações, e geralmente essas motivações de fato valem toda nossa dedicação. O que motiva você a entrar em uma instituição de ensino superior de ponta? Pensou em como será sua carreira profissional após se formar em uma universidade renomada?

Colocar essas motivações à frente de tudo certamente vai fazer você dar aquele gás nos estudos, mesmo naqueles momentos em que você só pensa em dormir ou fazer qualquer coisa, menos estudar! (Não, não é só você, todo mundo acaba passando por isso no meio de todo esse estresse!)

Também é interessante pensar no que acontecerá de negativo caso falte de dedicação para os estudos, resultando em não aprovação. É importante pensar no futuro, nas horas dedicadas ao estudo em vão, na confiança que pais e familiares depositaram, além de outros fatores subjetivos.

Manter os níveis motivacionais em alta é fundamental para mandar bem nos estudos e, futuramente, conseguir a tão sonhada aprovação no vestibular!