14 assuntos atuais que podem cair nos vestibulares de inverno

Nesta reta final para os vestibulares de inverno 2016, o importante é não perder o foco. Pouco adianta se afundar em uma disciplina e deixar as outras de lado, pois você corre o risco de perder o ritmo de estudo equilibrado de todas as matérias. Esse equilíbrio é importante. Com relação a temas de atualidades, por exemplo, não adianta sair por aí lendo todos os jornais e sites.

Leia também
Procure a profissão ideal para você
O que muda com a descoberta de água em Marte

Você deve elencar o que de fato foi relevante nos últimos meses e revisar. Para ajudar a sua vida, nós separamos alguns assuntos que foram notícia e que têm mais chances de aparecer nas provas de vestibulares, tanto em questões quanto em redações, Brasil afora. Não importa a universidade que você deseja entrar, esses temas são latentes e merecem uma atenção especial. Veja quais são:

1) Estupro e misoginia

O Brasil ficou em choque com o caso do estupro da adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro em maio deste ano. Vários homens estão envolvidos em um crime que gerou muita polêmica e mostrou como a cultura do estupro é um problema sério e difícil de superar. Apesar de ser muito em cima para o caso específico desse estupro aparecer nas provas de inverno, vale lembrar que no Enem do ano passado o Ministério da Educação (MEC) informou que mulheres aproveitaram a redação para denunciar casos de agressão. O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Ou seja, o assunto foi, é e seguirá sendo um assunto central na luta pela igualdade de gêneros.

2) Aborto

Com os recentes casos de microcefalia no Brasil causados por conta do vírus zika (aqui temos um texto que explica tudo sobre o assunto), a discussão do aborto voltou à tona nos últimos meses. Setores da sociedade querem incluir no Código Penal a permissão para a interrupção da gravidez quando o feto é diagnosticado com a doença. Neste texto nós damos o contexto e mostramos como argumentar em uma eventual redação sobre o tema.

3) Microcefalia

Aliás, a microcefalia por si só já tem pauta o suficiente para aparecer nos vestibulares. Trata-se de uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido fica menor que o padrão esperado para os bebês. Essa malformação congênita pode ser consequência de vários fatores. O uso de substâncias químicas durante a gravidez e a contaminação bacteriana ou viral são algumas delas. Aqui mostramos como a microcefalia pode cair no vestibular.

 

4) Descriminalização das drogas

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF), que é o órgão jurídico mais importante do Brasil, debateu a descriminalização das drogas no país. Em resumo, eles discutiram se a Lei Antidrogas é constitucional ou não. A lei estabelece penas alternativas a quem for pego com substâncias ilícitas, como a maconha. Neste texto, nós explicamos que a polêmica é antiga, contamos como foi feita a lei e apontamos como esse assunto pode cair na sua prova de vestibular.

5) A descoberta do Homo naledi

Em outubro de 2013, pesquisadores encontraram fósseis de uma antiga espécie do gênero humano em uma caverna da África do Sul. Os estudiosos ficaram entusiasmados, pois os restos eram bem diferentes dos seres catalogados até então, como o Australopithecus e o Homo erectus. Depois de muita pesquisa, publicaram em setembro de 2015 este artigo na revista eLife, onde afirmam que “a coleção de ossos encontrada tem uma morfologia que não pode ser atribuída a nenhuma espécie já descoberta”. Ou seja, para eles, trata-se de uma nova espécie, batizada de Homo nalediAqui explicamos as várias formas em que o assunto pode ser cobrado no seu vestibular

6) A viagem a Plutão

new horizons

A sonda New Horizons, lançada em 2006, viajou silenciosamente pelo espaço nos últimos nove anos e em julho passou a apenas 12,5 mil quilômetros de distância de Plutão, o último planeta do Sistema Solar. Lá, captou dados e imagens sobre os corpos celestes daquela região. A expedição, que segue desbravando o Sistema Solar, é uma das mais importantes da ciência nos últimos 25 anos. Desde o lançamento da sonda Voyager 2, que investigou o planeta Netuno em 1989, nenhuma descoberta grandiosa foi feita na região extrema da Via Láctea. Aqui explicamos a relevância da missão e as descobertas já feitas pela New Horizons.

7) Água em Marte

Não há mais dúvida, cientistas da Nasa afirmam que há realmente água em Marte. Em setembro de 2015, a Agência Espacial Norte-Americana descobriu a existência de pequenos “córregos” de água salgada no quarto planeta do Sistema Solar. Dentre as várias conclusões a que podemos chegar a partir do anúncio, a principal delas é a nítida possibilidade de haver vida em Marte – ainda que extremamente primitiva. Neste texto explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

8) A falta d’água no Brasil

água

Nos últimos dois anos, muita gente teve que enfrentado problemas com a falta d’água em casa. Se você mora em regiões com pouca chuva, provavelmente sofre com isso há um bom tempo. Se mora em grandes metrópoles, como São Paulo, também deve ter se aborrecido muito, principalmente em 2015, por conta da escassez no Sistema Cantareira.

Outro dado que torna a notícia ainda mais latente é que há a possibilidade de, em dez anos, a distribuição de água sofrer um colapso em vários países. Um estudo das Nações Unidas divulgado em 2015 aponta que 2,7 bilhões de pessoas – ou seja, 45% da população – vão ficar sem água até lá. Nações como Índia, China e África do Sul deverão ser as mais atingidas, com um esgotamento total das reservas.

Neste texto explicamos a situação no Brasil, apontamos as três grandes causas do problema no mundo e levantamos duas ações que devem ser levadas a cabo para amenizar o problema.

9) A crise migratória na Europa

crise migratória

Refugiados fogem para a Europa em barcos clandestinos

Este talvez seja um dos temas mais polêmicos da atualidade. Em 2015, desde janeiro, mais de 340 mil pessoas cruzaram as fronteiras europeias pelo Mediterrâneo – 107 mil só no mês de julho. São pessoas que fogem dos seus países de origem, principalmente do norte da África e de países do Oriente Médio, atrás de melhores condições de vida. Os números são alarmantes e mostram que estamos diante da maior crise humanitária da União Europeia desde o surgimento do bloco. Para ajudar você a entender as origens e as consequências desse fluxo migratório na região, já levantamos cinco questões que você precisa saber sobre o tema.

10) Racismo no Brasil e no mundo

O ano de 2015 foi marcado pelo grande número de casos de racismo que ganharam forte repercussão no país e no mundo. Alguns pela barbárie, como o atirador que entrou numa igreja e matou nove pessoas nos Estados Unidos, outros pela exposição, como o caso da jornalista da TV Globo Maria Júlia Coutinho, a Maju, atacada pelo Facebook. Nós fizemos uma lista dos casos mais recentes de racismo para você ver a importância de combater o crime com urgência.

11) Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento é uma lei sancionada pelo ex-presidente Lula em 2003 que trata sobre o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição. Se você quer saber detalhes sobre o texto, este artigo da Wikipedia explica todos os pontos do estatuto. O tema, você deve imaginar, é para lá de polêmico. Envolve ideologias pessoais e uma indústria que, apesar de no Brasil não ser tão forte quanto em outros países, movimenta muito dinheiro.

De doze anos para cá, mais de 130 mil armas saíram de circulação no país. A proposta foi uma tentativa de reduzir o número de homicídios no Brasil. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, a lei foi bem sucedida. Dados apontam que mais de 160 mil vidas foram salvas desde que o estatuto entrou em vigor.

Como esses números são contestados por alguns parlamentares, o assunto voltou à tona nos últimos meses. Desde 2012 eles tentam votar no Congresso um projeto de lei que revoga o estatuto. Nos últimos três anos, esses deputados, que ficaram conhecidos como a “bancada da bala”, cederam em muitos pontos, mas propuseram no final de setembro um novo projeto de lei que anula o Estatuto do Desarmamento e propõe a manutenção de alguns pontos. Por trás desse assunto, tem dois dados que são importantes para você entender o Brasil e ir bem caso a sua prova venha a relacionar questões do gênero.

12) Crise no Brasil

crise no brasil

Uma das causas da crise é o desequilíbrio das contas públicas

Certamente você já sabe que as coisas não vão muito bem para a economia brasileira. A expectativa é que o PIB, que é o principal indicador da atividade econômica de um país, seja negativo no Brasil em 2015. Isso graças a uma série de fatores relativamente complexos, mas não impossíveis de se entender. Com a relevância do tema, vale dar uma olhada nesta explicação, que mostra por que há uma crise no Brasil.

13) Previdência

Um dos complicadores da crise, o déficit público, tem como principal causador o pagamento dos direitos previdenciários da população. Se você tem acompanhado as aulas de Geografia já deve ter aprendido que a população brasileira está envelhecendo. Parece estranho dizer que as pessoas estão envelhecendo, afinal ninguém fica mais jovem, certo? Certo, mas quando se fala de um conjunto de milhões de pessoas (somos mais de 200 milhões, e continuamos crescendo!), dizer que uma população está envelhecendo significa que há cada vez mais velhos do que jovens – e cada vez se gasta mais com previdência do que se arrecada. Neste texto nós desinchamos o tema da previdência para você.

14) Reaproximação entre EUA a Cuba

A reaproximação histórica entre EUA e Cuba tem boas chances de aparecer na sua prova de vestibular este ano. O esforço do presidente norte-americano, Barack Obama, e do cubano, Raúl Castro, ainda não acabaram com o embargo econômico que restringe as operações comerciais entre os dois países, mas algumas medidas tomadas por eles já representam um passo importante para retomar definitivamente as relações, complicadas por uma série de fatores que se confundem com a história recente do mundo.


Ufa, acabou! Leu e lembrou? Viu como você está preparado para a prova? Se ainda assim tiver alguma dúvida, clique nos nossos links, aprofunde-se um pouco mais e arrase no vestibular para entrar no curso e na universidade dos seus sonhos 😉