11 temas atuais que podem cair na redação do Enem

Qual será o tema da redação do Enem deste ano? Mesmo que se tenha treinado muito, essa pergunta angustia os milhões de estudantes que vão fazer a prova no final de outubro. Mas a preocupação pode ser domada e resolvida.

Primeiro, se você der uma olhada nos últimos assuntos cobrados, verá que a temática central se repete. Sempre se pede uma análise de um conteúdo com foco social, e matérias jornalísticas ou dados são disponibilizados para ajudar na argumentação.

Em segundo lugar, o exercício de levantar possíveis temas para este ano cai bem. Já publicamos uma matéria com os 10 assuntos atuais que podem cair no Enem. Lá, demos muitas ideias de conteúdos que tiveram importância este ano. Mas como o assunto é redação, nós desdobramos isso em onze temas possíveis e, de quebra, ajudamos com argumentos para você ponderar no texto. Somos ótimos, não é mesmo? 😉

1) O conceito de família no século XXI

Há, no Congresso Nacional, um projeto de lei que cria o Estatuto da Família. No texto, a família passa a ser definida como a união entre homem e mulher, excluindo a possibilidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sobre esse tema, analise a injustiça que pode ser feita com pessoas que se amam e o reforço ao preconceito de grupos já segregados.

2) Olimpíadas no Rio

Como todos sabemos, em 2016 a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a XXXI edição dos Jogos Olímpicos. Se esse for o tema, ele pode aparecer de duas formas. Ou foca na importância do esporte para o desenvolvimento humano – e aí vale falar dos benefícios à saúde e da sua capacidade de inclusão social –, ou trata sobre como um evento dessa magnitude pode ajudar uma cidade como o Rio de Janeiro a impulsionar ainda mais seu potencial turístico, melhorar a mobilidade urbana e fortalecer alguns setores da economia. Se você quiser se aprofundar, falamos sobre o tema neste texto.

3) Atos em nome da religião

Com o problema da intolerância religiosa, cujo exemplo mais significativo é o ataque à revista Charlie Hebdo por conta de charges que humorizavam o profeta Maomé, há um movimento contra grupos religiosos extremistas. Qual os riscos que isso traz à liberdade religiosa, principalmente aos grupos pacíficos? E como combater essa intolerância?

4) Aprender pela internet

Este tema é uma aposta do Vestibular.com.br! Já se deu conta da quantidade de vezes que você recorre à web para estudar e revisar temas que não ficaram claros? Muita gente publica vídeos gratuitos no YouTube com cursos completos para você estudar na hora que quiser e do jeito que quiser. A democratização de informação e o risco de recorrer a sites com informações nem sempre verdadeiras são pontos a ponderar.

5) Mobilidade urbana

A cidade de São Paulo vive uma revolução na mobilidade urbana. Ações para melhorar o trânsito e a construção de centenas de quilômetros de ciclovias nos últimos anos mostram uma mudança na forma como nos deslocaremos na cidade. Pense nos problemas dos conglomerados urbanos e na importância de movimentos sociais na reivindicação e implementação das medidas.

6) Descriminalização das drogas

O assunto é quente. O STF está discutindo se a Lei Antidrogas é constitucional ou não. Para você ficar por dentro, explicamos melhor o assunto aqui. Na argumentação, contraponha a forma como o tráfico alimenta a criminalidade com a importância (e os riscos) de discutir a descriminalização de algumas substâncias.

7) Crise do sistema hídrico

Outro tema que já tratamos aqui. Os frequentes racionamentos em São Paulo e o já antigo problema de falta d’água no Nordeste – mesmo tendo o Brasil a maior reserva de água doce do mundo – são um prato cheio para a redação do Enem. Foque na importância de investir em infraestrutura para distribuição da água e na tecnologia para reutilização e despoluição de rios e lagoas.

8) Porte de armas

Tema super polêmico, mas cheio de pontos de vista para a argumentação. Nos EUA, mortes em escolas por armas de fogo seguem ocorrendo. No Brasil, a discussão sobre o desarmamento voltou à tona. Fale sobre os riscos de as armas caírem nas mãos de criminosos e a importância de combater o problema por meio de políticas de segurança pública e educação. Se quiser se aprofundar, leia este texto.

9) A mulher na sociedade contemporânea

Apesar de ser um tema recorrente no Enem, a violência contra a mulher em casa e a discrepância de salário no mercado de trabalho são problemas que ainda não foram superados. O processo de empoderamento da mulher se iniciou na década de 60 e ainda há muito por fazer.

10) A democracia brasileira

Em 2015, completou-se 30 anos do fim do Regime Militar. O que mudou desde então? Quais os caminhos que devemos tomar para reforçar a democracia brasileira? Quais os principais problemas? O tema é um prato cheio, mas evite cair em argumentos polêmicos como manifestar posicionamento político e replicar um discurso raivoso contra governo ou oposição. Seja crítico, mas lembre-se de que o texto deve ser uma dissertação, trazendo os prós e os contras.

11) Justiça com as próprias mãos

Recentemente, o jornal Folha de São Paulo publicou uma pesquisa que mostra que 50% da população brasileira acredita que “bandido bom é bandido morto”. Isso indica, por um lado, um colapso do nosso sistema de segurança público. Por outro, mostra uma descrença no restabelecimento da paz por vias civilizadas.