Tema de Redação: Como é a “família tradicional brasileira” hoje em dia?

Olá, estudante! Este post traz um tema de redação para você treinar. Leia os três textos e siga as instruções a seguir 😉

TEXTOS DE APOIO

TEXTO I: Definição de “família” do Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa

Substantivo feminino.
1. Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos.
2. Pessoas unidas por laços de parentesco, pelo sangue ou por aliança:
uma festa de família;
os membros de uma família.
3. Ascendência, linhagem, estirpe.
4. Biol. Categoria taxonômica compreendida entre a ordem e o gênero. [V. grupos taxonômicos.]
5. P. ext. Grupo de indivíduos que professam o mesmo credo, têm os mesmos interesses, a mesma profissão, são do mesmo lugar de origem, etc.:
a família católica; a família paulista.
6. Fig. Categoria, classe:
O novo material para acondicionamento é da família dos plásticos.
7. E. Ling. Conjunto de vocábulos que têm a mesma raiz (10 e 11); família de palavras, família léxica. [Em português, p. ex., cada um dos seguintes grupos pertence a uma família: (a) povoar, populismo e republiqueta; (b) falar, falador, falatório.]
8. E. Ling. Conjunto de línguas que derivam de uma língua ancestral comum; família linguística:
família indo-europeia, família camito-semítica, família nigero-congolesa. [Cf., nesta acepç., bloco (8) e filo (2), grupo (9) e ramo (13).]
9. Genét. Conjunto de gêneros afins.
10. Quím. Grupo (3).
11. Sociol. Núcleo constituído pela união entre dois indivíduos e pelos filhos nascidos ou agregados a partir dessa união.
12. Sociol. Unidade espiritual constituída pelas gerações descendentes de um mesmo tronco, e fundada, pois, na consanguinidade.
13. Sociol. Grupo formado por indivíduos que são ou se consideram consanguíneos uns dos outros, ou por descendentes dum tronco ancestral comum e estranhos admitidos por adoção.
14. Tip. Conjunto de tipos que apresentam o mesmo desenho básico, malgrado variações de corpo, inclinação, largura, etc. Ex.: Bodoni, Didot e Helvética.
15. Bras. MG MT RS Filho ou filha:
“falei-lhe em casamento …. porque os pais devem tomar isso a si para bem de suas famílias; não acha?” (Visconde de Taunay, Inocência, p. 52).
Acessado no dia 6 de fevereiro de 2017.

TEXTO II: “Cachorro, gato, galinha”
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!

Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão
Família êh!
Família áh!
Trecho da música Família, de Tony Bellotto e Arnaldo Antunes (Titãs, 1986)

TEXTO III: Definição do conceito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
Família – conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, residente na mesma unidade domiciliar, ou pessoa que mora só em uma unidade domiciliar. Entende-se por dependência doméstica a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família, e por normas de convivência as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estarem ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Consideram-se como famílias conviventes as constituídas de, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo) (PNAD 1992, 1993, 1995, 1996).
Conceitos do IBGE para estatísticas de Indicadores Sociais Mínimos. Acessado no dia 6 de fevereiro de 2017.

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como é a ‘família tradicional brasileira’ hoje em dia?“. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. O texto não precisa ter título.


Assinante, envie o seu texto para contato@vestibular.com.br. Só serão aceitas redações enviadas por e-mails cadastrados no Plano Anual. As correções serão feitas em até 15 dias, mesmo que o envio tenha sido feito dentro do período experimental do Plano Anual.

Não é assinante? Então chegou a hora de começar a estudar e a treinar a sua escrita! Assine o nosso Curso Completo para Enem e vestibulares, tenha acesso ao nosso Plano de Estudos com todas as aulas e tenha uma redação corrigida por mês*! 😉

Curso Completo + Correção de redação

Assine e ganhe uma correção de redação por mês!

Experimentar 7 dias

 

* As correções de redação estão disponíveis apenas para quem adquirir o Plano Anual.