Aula


thumb da aula

AULA GRÁTISTipologia Textual – Descrição,
narração e dissertação

O que caracteriza cada texto e o que se espera no Enem


Tema de Redação: Como a arte nos transforma?

Olá, vestibulando! Este post traz um tema de redação para você treinar. Leia os três textos e siga as instruções a seguir 😉

TEXTOS DE APOIO

TEXTO I: Definição de arte segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para expressão da subjetividade humana, os nossos sentimentos e opiniões, assim como para retratar as nossas experiências, transmitir informações e semear beleza, divertimento e reflexão.

TEXTO II: A arte para Ferreira Gullar
Indagado sobre sua atividade como crítico de arte, o poeta Ferreira Gullar disse que, antes de pensar em ser poeta, queria ser pintor. “Depois a poesia tomou conta, essas coisas a gente não governa. Mas continuo pintando e pensando sobre artes plásticas até hoje. Sobre poesia eu não penso, eu simplesmente faço: a minha poesia nasce do espanto. Qualquer coisa pode espantar um poeta, até um galo cantando no quintal. Arte é uma coisa imprevisível, é descoberta, é uma invenção da vida. E quem diz que fazer poesia é um sofrimento está mentindo: é bom, mesmo quando se escreve sobre uma coisa sofrida. A poesia transfigura as coisas, mesmo quando você está no abismo. A arte existe porque a vida não basta”.
Trecho de texto publicado no G1. Acessado no dia 24 de janeiro de 2017.

TEXTO III: A arte e o estranhamento
De acordo com o escritor russo Viktor Chklovski, o estranhamento seria o efeito criado pela obra de arte para nos distanciar (ou estranhar) em relação ao modo comum como apreendemos o mundo e a própria arte, o que nos permitiria entrar numa dimensão nova, só visível pelo olhar estético ou artístico.
Trecho de artigo da Wikipedia sobre o conceito de Estranhamento. Acessado no dia 24 de janeiro de 2017.

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como a arte pode transformar a vida das pessoas?”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. O texto não precisa ter título.


Assinante, envie o seu texto para contato@vestibular.com.br. Só serão aceitas redações enviadas por e-mails cadastrados no Plano Anual. As correções serão feitas em até 15 dias, mesmo que o envio tenha sido feito dentro do período experimental do Plano Anual.

Não é assinante? Então chegou a hora de começar a estudar e a treinar a sua escrita! Assine o nosso Curso Completo para Enem e vestibulares, tenha acesso ao nosso Plano de Estudos com todas as aulas e tenha uma redação corrigida por mês*! 😉

Curso Completo + Correção de redação

Assine o Plano Anual por R$ 9,90/mês e ganhe uma correção de redação por mês!

Experimentar 7 dias

 

* As correções de redação estão disponíveis apenas para quem adquirir o Plano Anual.