Núcleo e Divisão Celular (Mitose)

Aula exclusiva para assinantes

Assine o Vestibular.com.br e tenha acesso ao melhor conteúdo para vestibulares e Enem.

Experimente 7 dias grátis

Em seu estado natural, as células eucarióticas apresentam um núcleo individualizado, delimitado por uma membrana dupla e porosa denominada carioteca. É dentro desse núcleo que se encontra o material genético, que se duplicará durante o período do ciclo celular denominado interfase ou intérfase (período em que a célula não está se dividindo, ou seja, período compreendido entre uma divisão celular e outra).

A intérfase se subdivide em quatro estágios: G0, G1, S e G2. A duplicação do material genético ocorre durante o estágio S, e a partir de então os cromossomos passam a ser duplos. Já durante a mitose cada cromossomo duplo será dividido em dois cromossomos simples, e cada um desses cromossomos simples pertencerá a uma célula filha. Assim, ao final do processo, cada célula filha formada apresentará exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe.

A divisão celular mitótica está dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e, por último, telófase. A mitose ocorre, entre outros casos, nos processos de desenvolvimento embrionário, crescimento e reprodução assexuada.