Conceitos básicos de Cinemática

Esta aula é gratuita!

Basta fazer seu cadastro para ter seu acesso ao melhor conteúdo para vestibulares e Enem.

Cinemática é a parte da Física Mecânica que estuda o movimento sem levar em consideração as causas que o originaram. O corpo que não altera sua posição em relação a determinado referencial com o passar do tempo está em repouso, enquanto aquele que altera sua posição está em movimento. A união das posições ocupadas por um corpo em movimento forma a sua trajetória.

No estudo da Cinemática, os corpos são divididos em dois tipos: partícula e corpo extenso. Partícula ou ponto material é todo corpo cujas dimensões não afetam o estudo do movimento, enquanto corpo extenso é aquele cujas dimensões não podem ser desprezadas pelo problema. A partícula produz um único tipo de movimento, que é o movimento de translação, enquanto o corpo extenso pode produzir tanto o movimento de translação quanto o movimento de rotação, também chamado de torque.

 

 

Exercícios

1

Considere que uma pedra é lançada verticalmente para cima e atinge uma altura máxima H. Despreze a resistência do ar e considere um referencial com origem no solo e sentido positivo do eixo vertical orientado para cima.

Assinale o gráfico que melhor representa o valor da aceleração sofrida pela pedra, desde o lançamento até o retorno ao ponto de partida.

Exercício concluído!