Civilização Romana II

Aula exclusiva para assinantes

Assine o Vestibular.com.br e tenha acesso ao melhor conteúdo para vestibulares e Enem.

Experimente 7 dias grátis

O início da Era Imperial de Roma é marcado pela vitória de Caio Otávio sobre Marco Antônio no ano de 27 a.C. Com medo de sofrer as mesmas represálias que havia sofrido seu tio Júlio César, Caio Otávio, inicialmente, finge respeitar as instituições republicanas, mas acaba impondo o princípio da hereditariedade do poder e se tornando o primeiro imperador romano.

O governo de Caio Otávio foi marcado pela chamada Pax Romana, um período de paz em que as crises desencadeadas durante a República foram amenizadas. Foi nessa fase que se criou um dos elementos mais conhecidos da história romana: a famosa política do pão e circo.

Foi também durante o Império Romano que nasceu o Cristianismo, que se espalhou inicialmente entre as camadas mais populares, fazendo oposição à religião tradicional romana, inspirada na religião grega e baseada na crença em diversos deuses. Dependendo do momento histórico vivido pelo Império Romano (paz ou crise), os cristãos eram tolerados ou perseguidos pelo imperador. Apesar dos momentos de perseguição, porém, o Cristianismo conseguiu se expandir até se tornar a religião oficial de Roma.