Civilização Grega I

Esta aula é gratuita!

Basta fazer seu cadastro para ter seu acesso ao melhor conteúdo para vestibulares e Enem.

Os gregos representam o povo originário da cultura europeia e, juntamente com os romanos, formam os grandes povos da chamada Antiguidade Clássica. Como a região ocupada pela Grécia não era tão fértil, os gregos se lançaram ao mar, fazendo da navegação marítima uma de suas principais atividades.

O povo grego era formado, na realidade, por várias cidades-Estado, entre as quais não existia uma unidade política (eram cidades autônomas, com organizações políticas distintas e independentes). A unidade cultural existente entre elas, porém, fez com que os gregos formassem uma única civilização, cuja história está dividida em cinco grandes períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Entre as cidades-Estado gregas destacam-se Esparta e Atenas. Esta última deixou um dos maiores legados da civilização grega: a democracia, embora naquela época os direitos políticos não fossem garantidos efetivamente a toda a população, pois o conceito de cidadão era bastante restrito, excluindo a maior parte dos habitantes da Grécia.